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Fusão entre empresas pode levar anos para ser aprovada
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
15/06/2009 | 07:03
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As tão polêmicas fusões e aquisições entre empresas ocorrem desde que o mundo é mundo; seja para se capitalizar ou ampliar sua abrangência no mercado. A questão é que não basta ter dinheiro para adquirir uma outra empresa. No Brasil, todas as operações de junção entre negócios dependem da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão federal criado para orientar, fiscalizar e prevenir abusos do poder econômico. E esta avaliação pode levar meses ou anos.

A polêmica fica por conta do impacto que a união pode gerar ao mercado, mais diretamente ao consumidor, no caso de empresas do varejo.

"Caso o Cade julgue que a junção pode prejudicar os consumidores e a concorrência, o negócio tem de ser desfeito", ressaltou a professora de direito empresarial da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Cinira Gomes Melo.

As duas grandes junções do segmento ocorridas recentemente foram a aquisição do Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar - na semana passada - e a fusão entre Sadia e Perdigão - em maio.

No caso da primeira, por envolver uma rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, a polêmica é menor por haver concorrência mais acirrada, pois existem ainda Casas Bahia, Lojas Americanas, hipermercado Carrefour, Fast Shop e diversas empresas regionais, como as lojas Novo Mundo, presente em todo o Centro-Oeste.

No caso de Sadia e Perdigão, existem menos representantes na indústria alimentícia e, portanto, a concentração de mercado é maior. Como concorrentes na parte de aves e suínos existem a JBS-Friboi, detentora da Swift, e a Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora. Sem contar empresas que oferecem outros produtos como pizzas congeladas, massas prontas e margarinas.

Juntas, Sadia e Perdigão, que formam a Brasil Foods, têm 80% do segmento, criando a maior processadora de carne de frango do mundo e a segunda maior do Brasil (atrás da JBS-Friboi). Por isso, embora a união tenha sido concretizada, ainda está sob análise do Cade.

Cinira pontuou que Sadia e Perdigão estão se comprometendo, já que o Cade ainda não aprovou a união.

Por isso mesmo, segundo Sandro Maskio, professor de economia da Universidade Metodista de São Paulo, neste caso ambas as indústrias têm de manter CNPJ separados, com balanços individuais até o órgão bater ou não o martelo.

Negado - Em 2004, o Cade barrou a compra da Garoto pela Nestlé, realizada dois anos antes. À época, a Garoto passava por situação difícil e negociou a venda de sua fábrica.

A questão primordial para a rejeição do negócio se calcou na superconcentração de grandes empresas de chocolate, pois, além das duas, outra grande é a Lacta, da Kraft.

Juntas, elas teriam 51% do mercado e aí é que estaria o problema, na avaliação de Maskio. "Não dá para concorrer assim, pois a oferta seria controlada praticamente por uma só empresa, colocando e tirando mercadorias ou onerando seus custos", explicou.

Se Sadia e Perdigão terão o mesmo destino, ainda não se sabe. "Para a Sadia é muito boa a junção porque se ela viesse a falir (a empresa possui dívida de R$ 8 bilhões), a fábrica iria fechar e muita gente seria despedida. Para o consumidor, só se ele não for prejudicado, ficando sem opção de escolha na hora da compra", defendeu Cinira.

Para Marco Aurelio Militelli, diretor da Militelli Business Consulting, esse mercado é bastante competitivo, portanto não deve haver problemas com concorrência, até porque quem compra produtos Perdigão vai continuar comprando, e quem consome Sadia, idem. São públicos diferentes. "O consumidor terá a ganhar, pois eles vão unir as duas tecnologias e vão desenvolver produtos melhores ainda".




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