Política Titulo
Lula defende aproximação com a África
04/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Stuckert


Convidado de honra da Cúpula da Comunidade Econômica dos Estados da África do Oeste, organismo que reúne em Cabo Verde representantes de 13 países, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou ontem sobre a contribuição dos africanos para a cultura e o futebol brasileiros em discurso de improviso. O presidente disse que o sucessor precisa manter a política de aproximação com a África.

"Independentemente do Lula ser presidente do Brasil, quem governar depois de mim estará moralmente,
politicamente e eticamente comprometido a fazer muito mais", disse.

Lula citou parcerias nas áreas de pesquisa, ensino, agricultura e comércio e viagens que fez pelo continente africano. "A aproximação com a África já não é uma coisa de benevolência, mas uma decisão de Estado", afirmou.

Na visita a Cabo Verde, Lula anunciará o perdão de uma dívida de US$ 3,5 milhões do país africano, segundo diplomatas do Itamaraty. Em seu 11º giro pela África desde que assumiu o governo em 2003, Lula pretendia também se despedir do continente com mais um título brasileiro no futebol.

O presidente estará em Johannesburgo na final da Copa do Mundo, dia 11, como representante oficial do país que sediará a próxima edição do torneio.

Fanático por futebol, o petista Lula não deixou de lamentar a eliminação do Brasil na Copa. O presidente se queixou das falhas do goleiro Júlio César e do volante Felipe Melo no jogo com a Holanda.

DUNGA - Em conversa informal na manhã de ontem com jornalistas, antes de um encontro com presidentes africanos em Cabo Verde, Lula contou que não conseguiu dormir bem após a eliminação do time de Dunga. "Foi difícil dormir. Não estou bem, não. Vai demorar meses para me recuperar", disse.

Embora tenha citado os dois jogadores nas reclamações, Lula evitou apontar culpados pelo fracasso brasileiro. O presidente poupou até o técnico Dunga. Quando chegou à cidade de Sal, na noite de anteontem, disse que o treinador fez um bom trabalho à frente da Seleção Brasileira. Na entrevista, afirmou que iria torcer agora pelos vizinhos do Mercosul, inclusive pela Argentina - que acabou eliminada ontem após derrota por 4 a 0 para a Alemanha. O Paraguai também foi desclassificado, após perder por 1 a 0 para a Alemanha.

A derrota da Seleção Brasileira para a Holanda enterrou o sonho de Lula de entrar na lista dos presidentes
"campeões". Um dos poucos presidentes brasileiros que demonstraram gostar de futebol, Lula já havia "perdido" em 2006. Os dois antecessores dele - Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 2002 - tiveram a oportunidade de recepcionar no Planalto seleções campeãs.

Juscelino Kubitschek, em 1958, João Goulart em 1962 e Emílio Garrastazu Medici, em 1970, também tiveram a chance de posar com a Copa do Mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;