Cena Política Titulo
Brigas no Legislativo
Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
02/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Ary de Oliveira (PSDB) é um dos vereadores mais experientes na Câmara de São Bernardo. Passou por diversos governos, como Mauricio Soares (PHS), William Dib (sem partido), Luiz Marinho (PT). E não costuma ter papas na língua. Ary é um dos parlamentares considerados dinossauros da Casa, ainda mais na atual configuração do Legislativo, com diversos novatos. Mas o temperamento do tucano tem causado estremecimento na base governista de Orlando Morando (PSDB) na Câmara. Publicamente Ary criticou Samuel Alves (PSDB), que questionou o ritmo da CPI do Lixo, presidida por Ary. Disse que o colega de partido era “neófito” e que “precisava ainda entender o andamento da Casa”. Nos bastidores, comprou briga com outros nomes. Teve discussão com Jorge Araújo (PHS), Eliezer Mendes (PTN), Lia Duarte (PSDB) e Gordo da Adega (PCdoB), todos em primeiro mandato. O grupo foi levar a reclamação diretamente a Morando. O prefeito, com longa trajetória no Legislativo (foi vereador e deputado estadual), tenta contornar a situação sem desagradar as partes. Sabe que Ary, embora com temperamento mais explosivo, é figura importante para o governo na Câmara. Também tem ciência de que a ampla maioria na Casa lhe traz tranquilidade para aprovar projetos.

Resposta

Consultado, Ary de Oliveira (PSDB) diz não saber da reclamação dos colegas. “Tenho bom relacionamento com todos, inclusive com a imprensa. Se houver alguma crítica à minha atuação, é só vir e falar comigo."

Consulta

Vereador de São Bernardo, Estevão Camolesi (PPS) tem usado expediente pouco comum para fazer atendimento de munícipes às quartas-feiras. O popular-socialista resolveu ouvir demandas de moradores no plenário mesmo, durante as sessões, em cadeiras que ficam atrás das mesas destinadas aos parlamentares. Tem gente incomodada com o fato e cobrando posição do presidente da Casa, Pery Cartola (PSDB), porque o episódio infringe o regimento interno.

Desafio

Futuro secretário de Meio Ambiente de Santo André (com a reforma administrativa), Donizeti Pereira (PV) desafiou o grupo de advogados que pretende questionar na Justiça a viabilidade da contratação do verde e dos ex-vereadores Sargento Juliano (PSB), Luiz Zacarias (PTB, também vice) e ele. “Como sou ficha suja se nem minhas contas da Câmara foram julgadas? E, além disso, há sinalização por parte do Tribunal de Contas de que o balanço será aprovado. Essa ação não se aplica a mim.”

Passado te condena – 1

José Marcelo Ferreira Marques, secretário de Obras de Diadema, estará na Câmara hoje para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre problemas em sua Pasta. A oposição já prepara lista de indagações sobre a secretaria.

Passado te condena – 2

Uma das questões será sobre a atuação da empresa Terracom, sediada em Santos, e que executa obras de pavimentação em Diadema. A Terracom prestou serviços para a Prefeitura de Diadema justamente quando José Marcelo foi secretário daquela cidade.

Logomarca x brasão

Após a polêmica sobre a logomarca da administração de Atila Jacomussi (PSB), o governo decidiu utilizar a nova identidade visual do Paço com o brasão em redes sociais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;