Setecidades Titulo Segurança Pública
Polícia Militar apreende 200 mil produtos piratas

Ação em vários pontos de Santo André envolveu 60 policiais

Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
02/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Polícia Militar, com apoio do Gaerco, apreendeu ontem 205 mil CDs, DVDs e softwares piratas em seis pontos de Santo André. Em um dos locais fechados pelos policiais foi encontrado laboratório de fabricação de material pirateado. Quinze pessoas foram detidas para averiguação, indiciadas pelo crime de violação de direito autoral e liberadas para responder em liberdade.

A ação policial foi realizada em três locais no Centro, além do Jardim Santo André, Vila Helena e Vila Luzita. O laboratório ficava na Rua General Glicério, 37, região central, e tinha três computadores e duas impressoras. De acordo com o capitão do 41º Batalhão da Polícia Militar, reponsável pela operação, Luiz Roberto Moraes, o local funcionava como ‘fábrica' havia cerca de um mês. "Cada máquina tinha capacidade para fabricar dez CDs ou DVDs por vez. A estimativa é de que 30 unidades ficassem prontas a cada cinco minutos. Eram centenas de CDs e DVDs por dia", afirma.

A investigação sobre o comércio ilegal estava sendo realizada há dois meses. "Nosso setor de inteligência fez levantamento dos locais de maior incidência desse tipo de comércio e montamos a operação, que teve a participação de 60 homens da Polícia Militar", explica Luiz Roberto Moraes.

Comércio ilegal

Esse tipo de operação, segundo o capitão Moraes, é considerado rotineira. "Este comércio é cíclico. Toda vez que apreendemos o material, pouco tempo depois as pessoas voltam a comercializar. Infelizmente a procura por parte da população é muito grande e isso incentiva a venda de pirataria na cidade. O preço baixo é um grande atrativo", avalia.

Além dos DVDs e CDs, uma carga ilegal de 50 pacotes de cigarro, o que equivale a 4.500 unidades, foi apreendida na Vila Luzita durante a ação policial, 16 gravadores e o maquinário do laboratório.

O crime de violação de direito autoral prevê pena de reclusão de três meses a um ano e multa. O caso foi registrado nos 1º, 3º e 6º Distritos Policiais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;