Setecidades Titulo
Papai Noel substitui trenó por ônibus
Por Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
06/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Caio Arruda/DGABC


Papai Noel abandonou o trenó e as renas. O Bom Velhinho pode ser visto, desde terça-feira, dirigindo um ônibus da Viação Vaz pelas ruas de Santo André. O veículo foi decorado com luzes coloridas, e uma árvore de Natal foi colocada ao lado do motorista. No letreiro, aparece um itinerário diferente: Bus Noel.

O ônibus chama a atenção por onde passa. Enquanto para a maioria das pessoas é motivo de surpresa e risadas, para o motorista Edílson de Oliveira Santos, 41 anos, o veículo representa um sonho realizado. Conhecido pelo apelido de Fumassa (com dois "s" porque, segundo ele, o "ç" vira "c" no Orkut), Edílson se veste de Papai Noel há oito anos.

"Sempre gostei do Natal. No começo, cortava pedaço de papelão em forma de árvore de Natal ou de gorro e colava no painel. Aí, falei para meu chefe que tinha vontade de me vestir de Papai Noel um dia. E ele deixou", lembra Fumassa, que comprou a calça e a blusa vermelhas em uma loja do Centro de Santo André.

A cada ano, a fantasia ficava mais completa. Até que uma grande decepção, em dezembro do ano passado, quase acabou com a tradição. "Um coordenador não queria que eu usasse a roupa de Papai Noel. Fiquei até meio deprimido." A tristeza sumiu quando Fumassa distribuiu, na véspera do Natal, doces e balas para crianças do seu bairro vestido a caráter.

As balas, doadas por passageiros e funcionários da empresa de ônibus, ficam, agora, em uma cesta ao lado do motorista e são oferecidas para quem sobe no veículo. Algumas crianças pegam o doce e saem do carro antes mesmo de ele voltar a se movimentar. "Quando dou uma bala para a molecada, parece que estou dando uma medalha para eles. Muitos pais compram videogames e computadores para seus filhos e se esquecem que as crianças gostam de coisas simples e de atenção", ensina.

Para não correr o risco de ficar o segundo ano seguido sem usar a roupa do Bom Velhinho, Fumassa começou a cobrar a diretoria da Viação Vaz em janeiro. "Falo para a turma que sou igual a noiva. Fico pensando em como vai ser o Natal o ano inteiro. Em setembro, já começo a me preparar", conta. O motorista incrementou a fantasia deste ano com uma barba nova e um par de polainas. "Um dia ainda vou ter um daqueles casacões de Papai Noel de shopping", sonha o motorista.

Bom Velhinho passará por cinco itinerários na cidade

Embora seja figura conhecida na linha I03 (Parque Capuava - Jardim Bom Pastor), o motorista Edílson de Oliveira Santos, o Fumassa, vai passar dois dias em cada um dos outros quatro itinerários operados pela Viação Vaz em Santo André.

Foram utilizados 200 metros de lâmpadas de néon nas cores azul, branco e vermelho para fazer a decoração do ônibus. O enfeite foi autorizado pela SA-Trans (Santo André Transportes).

"Colocamos um DVD com músicas natalinas para aumentar ainda mais o clima. A aprovação do nosso público está sendo muito boa", diz o sócio-diretor da empresa, Thiago Domingos de Souza Vaz, 23 anos. Ele planeja ampliar o número de ônibus enfeitados no ano que vem.

As outras linhas em que o motorista Noel pode ser encontrado são: I06 (Jardim Bom Pastor - Estação Utinga), B63 (Jardim Alvorada - Vila Palmares), B51 (Jardim Oriental - Jardim Bom Pastor) e B47 (Terminal Vila Luzita - Vila Palmares).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;