Internacional Titulo
Ex-conselheiros americanos: ataque ao Irã provocará resposta dura
Por Da AFP
16/04/2006 | 10:39
Compartilhar notícia


- Dois ex-membros do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos advertiram neste domingo que um ataque contra o Irã provocaria uma resposta duríssima, que provavelmente já está planejada e pronta.

"Qualquer campanha de bombardeios dos Estados Unidos simplesmente iniciará um processo em cadeia e crescente", escreveram Richard Clarke e Steven Simon - que coorderam a política antiterrorista dos governos de Bill Clinton e George W. Bush - em um artigo publicado no jornal The New York Times.

Uma das primeiras atitudes do Irã será atacar instalações de petróleo no Golfo Pérsico, o que fará com que os preços do petróleo superem os 80 dólares por barril, alertaram.

Porém, além disso, podem atacar alvos americanos em todo o mundo, inclusive dentro dos Estados Unidos, afirmaram Clarke e Simon.

"Irã tem forças sob seu comando que são muito superiores a qualquer coisa que a Al-Qaeda tenha sido capaz de possuir", escreveram os especialistas.

"A organização terrorista libanesa Hezbollah tem alcance mundial e já tem antecedentes de ter funcionado como instrumento do Irã", acrescentaram.

Teerã está em posição de fazer com que a situação no Iraque seja muito pior para os Estados Unidos do que já é, segundo os ex-conselheiros.

"A Brigada Badr e outras milícias xiitas no Iraque poderiam iniciar uma campanha mortal contra as tropas britânicas e americanas. Tudo indica que o Irã já tem uma resposta planejada e pronta", concluíram.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;