Economia Titulo
Anfavea projeta mercado maior que o esperado por montadoras
Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
06/12/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou projeção de mercado para 2010 bem mais otimista do que as feitas pelos presidentes das quatro maiores montadoras do Brasil até agora. Enquanto executivos falam em um crescimento na casa dos 5% em vendas, a entidade que representa a indústria automobilística aposta numa alta de 9,3% para o ano que vem.

O presidente da Fiat, Cledorvino Belini, prevê que o mercado subirá 5% em 2010. Mas não descarta uma alta maior. Marcos de Oliveira, da Ford, e Jaime Ardila, da General Motors, também falam em 5%. Já o presidente da Volkswagen, Thomas Schmall, faz uma projeção de crescimento entre 3% e 6% para o ano que vem.

Na média, as quatro grandes apostam que o mercado feche 2009 com até 3,1 milhões de unidades emplacadas. A Anfavea também é mais otimista em relação ao mercado deste ano, com projeção 3,15 milhões.

Apesar da força das quatro grandes montadoras, elas nem sempre têm acertado a previsão. Principalmente, nos cinco últimos anos, em que o mercado brasileiro quase dobrou.

"Ninguém tem bola de cristal. Por isso, a projeção é uma expectativa de crescimento", afirma o presidente da Fiat. "Por este motivo, falei a meus fornecedores que o Brasil poderá chegar a 3,15 milhões em 2010, numa alta de 5%. Mas também disse a eles para estarem preparados para um mercado de até 3,4 milhões (expectativa da Anfavea)."

Para o presidente da Fiat, pesam na análise da previsão itens como inflação, disponibilidade de crédito e taxa de juros. "O comportamento do mercado internacional também é importante, já que parte da produção é exportada."

Até novembro deste ano, as quatro grandes acumularam 77,40% do mercado nacional - somados comerciais leves e automóveis. Com 24,56%, a Fiat lidera, seguida da Volkswagen (22,94%), General Motors (19,83%) e Ford (10,07%). Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Caso a estimativa da Anfavea esteja certa, o mercado brasileiro chegará a 3,4 milhões de unidades em 2010. Com isso, o País fortalece sua posição como potência da indústria automobilística, ao consolidar o posto de quinto maior mercado consumidor do mundo.

Mas o Brasil só chegará a 3,4 milhões de unidades se primeiro fechar 2009 com 3,15 milhões de unidades, também uma aposta otimista da Anfavea, que faz suas projeções baseadas em informações de todas as suas associadas, inclusive fabricantes de caminhões e tratores.

Atualmente, a entidade tem 25 fabricantes de veículos associados. O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, diz que as perspectivas para 2010 são favoráveis, já que a economia como um todo está em crescimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;