Economia Titulo
Justiça alemã investiga a Philips por corrupção
Da AFP
24/08/2006 | 08:34
Compartilhar notícia


O grupo de produtos eletrônicos holandês Philips está sob investigação da justiça alemã por estar envolvido em um vasto escândalo de corrupção no país, com outras empresas do setor.

A promotoria de Hamburgo (norte) abriu uma investigação por corrupção contra mais de 100 funcionários da Philips, da Media-Saturn-Holding (MSH), filial de eletrodomésticos do grupo alemão Metro, e de outras empresas de eletrônica.

De acordo com o jornal Financial Times Deutschland, os trabalhadores da Philips teriam oferecido propina aos diretores de compra das lojas para garantir contratos.

Um ex-funcionário que trabalhava na administração da Philips na Alemanha teria instaurado este sistema de corrupção entre 2000 e 2002.

Philips e Media-Saturn-Holding confirmaram ao jornal que são objeto de uma investigação, mas a promotoria de Hamburgo se recusou a fazer comentários.

Aos trabalhadores das lojas de eletrodomésticos, entre elas a Saturn, eram oferecidas verbas dentro de uma campanha de promoção de vendas.

Um porta-voz da Philips afirmou que as pessoas investigadas não trabalham mais para a empresa. O grupo tem 10.700 empregados na Alemanha e registrou no ano passado um volume de vendas de 4,4 bilhões de euros.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;