Cultura & Lazer Titulo
Yana Sardenberg, debutante em novelas
Por Diogo de Oliveira
Da TV Press
25/07/2006 | 09:47
Compartilhar notícia


Para uma atriz em início de carreira como Yana Sardenberg, ser a campeã de cartas da emissora logo em sua primeira novela na TV não é um feito qualquer. Mas, a carioca de apenas 15 anos está contente mesmo é com o resultado que conquistou nas duas temporadas de Floribella. Durante o período de um ano e meio na pele da Moniquinha, a atriz ganhou prestígio junto ao público e viu sua personagem crescer na segunda fase da trama infanto-juvenil da Band. “Para mim, essa novela caiu como uma luva. Estava parada, louca para trabalhar. Além disso, aprendi bastante na Band. Esse trabalho foi uma verdadeira escola”, diz.

Na versão brasileira de Patrícia Moretzsohn para a argentina Floricienta, Yana vive Moniquinha – adolescente patricinha que faz o tipo independente. Até o fim da primeira fase do folhetim, Moniquinha era apenas a melhor amiga da Bruna, personagem de Mariah Rocha. Mas o namoro da moça com o surfista Guto, interpretado por Gustavo Leão, esticou a participação da atriz na trama. Para completar sua ascensão, Moniquinha tornou-se uma das backing vocals da banda de Flor, personagem de Juliana Silveira. “Definitivamente, o casal deu certo. Recebo muitas cartas dizendo para os personagens ficarem juntos!”, afirma.

Dentre as histórias vividas por Moniquinha, uma em especial certamente deixará doces lembranças para Yana. Sua personagem perdeu a virgindade com Guto e trouxe para a novela um importante debate sobre o valor da primeira relação sexual. A atriz confessa que sentiu o peso da responsabilidade por apresentar o assunto aos telespectadores de Floribella – em sua maioria, crianças. “É preciso ter cuidado para transmitir as informações completas, como o uso de preservativos e o valor que a primeira experiência sexual tem”, afirma.

Embora Floribella seja a primeira novela que Yana participa do início ao fim, a atriz não chegou tão inexperiente na Band. Bem antes de figurar no elenco do folhetim, ela já havia estudado três anos de teatro no Tablado e feito curso de interpretação com Cininha de Paula, diretora de Cobras & Lagartos – novela das sete da Globo. Na época em que foi aluna da diretora ficou por três anos no elenco do programa Gente Inocente – dirigido pela própria Cininha. Logo depois, Yana foi para o canal Futura, onde fez por três anos e meio o educativo Teca na TV. “Sempre fui responsável e estabeleci metas e prazos. Muitas vezes decorei falas no intervalo das aulas na escola”, diz.

Além da carreira televisiva, ela pretende fazer faculdade de Jornalismo e de Cinema. Dentre seus maiores sonhos, Yana gostaria de fazer uma trama de época e protagonizar um filme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;