Esportes Titulo
Dell'Antonia recebe lendas do esporte
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
15/06/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


A história viva do esporte de Santo André marcou presença na tribuna de honra do ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia. Ex-atletas de várias modalidades participaram ontem da reinauguração do espaço, que volta a funcionar após passar por uma grande reforma que durou 18 meses e recebeu investimento de R$ 5 milhões.

"Hoje (ontem) estamos dando a partida para a formação de novos ídolos do esporte", afirmou o prefeito João Avamileno, que homenageou vários esportistas que defenderam as cores da cidade nos Jogos Abertos de 1959, quando o Pedro Dell'Antonia foi inaugurado. Naquele ano, Santo André empatou com Santos na classificação geral, mas a delegação do Litoral acabou levando o título.

"Foi uma competição extremamente bem organizada. Durante 12 dias este ginásio esteve completamente lotado, de manhã, à tarde e à noite. Além disso, do lado de fora havia fila com mais de 10 mil pessoas querendo entrar", relembrou Milton Santos Marques, que integrou a equipe de basquete e foi treinador do time feminino nos Abertos de 1959.

Participaram da solenidade atletas de outras épocas, como a treinadora Laís Elena Aranha e a ala Janeth, que conquistaram o título do Campeonato Nacional e o Sul-Americano de Basquete Feminino, disputados no próprio Pedro Dell'Antonia, em 1999.

O vôlei da Pirelli também marcou presença, com ex-jogadores e dirigentes, como Décio Cataruzzi, Modesto Roma e Richard Nassif.

Na hora de voltar à quadra para receber as medalhas, a emoção foi forte e alguns foram às lágrimas, como Antonia Sá Leitão de Melo, a Nenê, jogadora do time de basquete de 1959.

O boxe, representado pelo ex-pugilista Sevílio de Oliveira, que em 1968, quando era atleta da Pirelli, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do México. Até hoje a única conquista olímpica do pugilismo nacional.

A programação de abertura durou todo o dia, com apresentações de ginástica, competições de natação - realizadas na nova piscina coberta -, vôlei e basquete .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;