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Como o avião voa?
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
29/04/2012 | 07:00
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Apesar de grande e pesado, o avião voa por causa da chamada força de sustentação, que está relacionada ao formato de suas asas (arredondadas em cima e quase retas embaixo). No momento em que o motor - também fundamental para o voo - impulsiona a aeronave na decolagem ou quando já está no céu, o ar passa em maior velocidade na parte superior da asa do que na inferior. Desse modo, surge uma força de baixo para cima que obriga o avião a subir e o sustenta lá no alto.

Atingir grande altitude torna o voo mais eficiente, além de ser necessário para superar obstáculos (como montanhas e edifícios). É que quanto maior a altura, menor a densidade do ar. Assim, o avião desloca-se com facilidade, precisando de menos combustível e força dos motores. A velocidade, em geral, depende do tempo necessário para percorrer longas distâncias.

Aeronaves comerciais (que as pessoas usam para viajar), por exemplo, chegam à altitude de 12 mil metros e velocidade de aproximadamente 850 km/h. Para se ter ideia, um carro de Fórmula 1 anda, em média, a 300 km/h.

É preciso bastante combustível para manter o grandão lá no alto. Aviões a jato usam querosene. Já aqueles que possuem motores semelhantes aos de automóveis utilizam tipo de gasolina especial para aviação. No Brasil, existe uma aeronave agrícola - a única no mundo - abastecida com etanol (álcool).

Confira animação que mostra como o avião voa no www.blogdiarinho.blogspot.com.br.

Modelo de papel é coisa séria

A força de sustentação, que faz as aeronaves sobrevoarem o céu, também é a responsável pelo voo do aviãozinho de papel. É claro que o material do qual é feito e a ausência de motor contribuem para menor permanência no ar. O curioso é que existem campeonatos internacionais em que universitários passam horas desenvolvendo o melhor modelo e método de lançamento para fazê-lo planar por mais tempo.

Recentemente, o maior avião de papel do mundo sobrevoou os Estados Unidos. Tinha 13 metros de comprimento e 6 metros de envergadura. Um helicóptero o levou a cerca de 1.300 metros de altura e o soltou. O superbrinquedo voou por seis segundos a uma velocidade de 98 km/h, até começar a cair. O formato do projeto foi baseado no aviãozinho de Arturo Valdenegro, 12 anos, vencedor de um concurso cultural.

Quem fez o primeiro voo?

Sabe-se que há milhares de anos o homem sonhava em ter a habilidade dos pássaros. Ao longo dos tempos, muitos inventores tentaram criar uma máquina capaz de realizar esse desejo. Ainda hoje, entretanto, há bastante polêmica sobre quem teria feito o voo número um da história. A resposta depende de como definimos o primeiro avião.

Em outubro de 1906, o brasileiro Santos Dumont sobrevoou o céu de Paris no aeroplano 14-Bis, primeira aeronave movida a motor e hélice. Anos antes, porém, os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright já tinham realizado um voo em dezembro de 1903 numa máquina arremessada por meio de uma catapulta. Já os franceses consideram que o primeiro avião foi o desenvolvido por Gabriel Voisin, que voou em janeiro de 1908. O aparelho tinha a capacidade de ser controlado e fazer curvas.

Além do Brasil, Estados Unidos e França, Inglaterra, Alemanha, Áustria e Nova Zelândia também defendem que seus inventores sejam os pais da aviação. O importante mesmo é que o trabalho de todos foi superimportante para fazer com que um objeto mais pesado do que o ar pudesse voar.

Saiba Mais

O peso das aeronaves varia de acordo com o modelo. O Airbus A380, por exemplo, é o maior avião em capacidade de passageiros, podendo transportar de 550 a 853 pessoas. Pode pesar até 560 toneladas!

Luís Filipe Nocentini Rotta, 9 anos, de Ribeirão Pires, já andou de avião e considera a invenção bacana. "É bem mais rápido viajar nele do que de navio." Apesar de ter um pouquinho de medo de altura, o menino gostaria de pilotar uma aeronave. "A paisagem lá em cima é bem bonita."

Consultoria do professor Pedro Teixeira Lacava, chefe da Divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA.




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