Cultura & Lazer Titulo Festival
Curta 'Superlotação' é destaque
Por Sara Saar
Especial para o Diário
21/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Em meio ao caos urbano, um homem engravatado, que tem síndrome do pânico (Clayton Freitas), precisa visitar um cliente, mas não tem o dinheiro da passagem. Este é o mote do "SuperLotação", curta-metragem filmado em diversos espaços de Santo André.

Com direção de Edson Costa, a película retrata a angústia e a inquietação de um pedestre que sobe e desce muros, entra e sai de lotações, mas não chega a lugar algum. "Muitos têm a impressão de que ele está a ponto de se suicidar a todo o momento", afirma Costa.

Tenso, o curta-metragem não apresenta diálogos. O único texto é a poesia homônima - feita pela roteirista Ana Cristina da Silva - que lhe serviu de inspiração para montar o filme. "Essa poesia faz referência à sindrome do pânico. Entra como se fosse o pensamento dele. Diz algo como sai dessa, cara", explica o diretor.

Segundo a fotógrafa do Diário, Andréa Iseki, que assina a direção de fotografia, muitos planos foram definidos na hora da filmagem, de acordo com as possibilidades do lugar. "Escolhemos ângulos que valorizam o personagem. Ora ele está grande. Ora está pequeno", aponta. A ideia é mostrar como, às vezes, o indivíduo se sente menor em relação à cidade. E, com o passar da história, cresce em estatura por se dar a devida importância.

Outra peculiaridade do filme é o cuidado com o enquadramento. "Trabalhamos muito com as linhas verticais e horizontais para retratar as tomadas de decisão", conta Andréa.

O processo de criação levou pouco tempo. Foram três meses para fermentação da ideia, um dia de gravação e uma semana para finalização de todo o trabalho.

O filme "SuperLotação" participa do Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo. Sessão na segunda-feira (dia 24), às 11h, na Faap (Rua Alagoas, 903, Hienópolis).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;