Internacional Titulo Justiça
Mulher de ex-dirigente
chinês será julgada

Ela vai a julgamento hoje por suposto assassinato de cidadão
britânico; para especialistas, júri deve considerá-la culpada

09/08/2012 | 01:04
Compartilhar notícia


A mulher do ex-dirigente do Partido Comunista da China, Bo Xilai, foi a julgamento hoje por suposto assassinato de um cidadão britânico, em que muitos observadores veem como o julgamento de maior significado político na China em três décadas. As informações foram divulgadas pelo The Wall Street Journal. Bo foi afastado do Partido Comunista por corrupção no ano passado, e está preso em local secreto. O julgamento deverá durar um ou dois dias, e, segundo especialistas jurídicos, ela deverá ser considerada culpada pelo tribunal.

 

O julgamento de Gu Kailai começou às 8h30, no horário local (21h30 de quarta-feira, em Brasília), disse Zhang Li, um oficial do Tribunal Intermediário da cidade de Hefei, no leste da China.

 

Centenas de policiais uniformizados e à paisana isolaram o tribunal, em dia chuvoso, na preparação para a audiência de Gu, que é acusada de assassinar o empresário Neil Heywood.

 

A mídia chinesa informou no mês passado que Gu - juntamente com um empregado doméstico, assessor da família Zhang Xiaojun - foi acusada de envenenar Heywood na crença de que ele teria ameaçado a segurança pessoal de seu filho, Bo Guagua, na sequência de um conflito de "interesses econômicos".

 

Os relatórios oficiais da mídia não deram detalhes da suposta disputa econômica ou a alegada ameaça da segurança de Bo, contudo, mais detalhes deverão surgir durante o julgamento. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;