Nacional Titulo
Adoçantes e bebidas light desrespeitam o consumidor, diz pesquisa
Das Agências
21/06/2006 | 16:57
Compartilhar notícia


Adoçantes e bebidas light ou diet desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor ao não trazer a informação de risco à saúde ao consumidor, constatou o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). De acordo com o instituto, em todos 24 adoçantes de mesa analisados, nenhum deles trazia a informação de limite de consumo diário. O mesmo ocorreu com 25 bebidas dietéticas e 4 sucos em pó convencionais.

Segundo o Idec, o grande risco está no fato de o consumidor ultrapassar a IDA (Ingestão Diária Aceitável) do edulcorante sem saber. Proibido nos Estados Unidos, mas utilizado no Brasil, o ciclamato sódico pode comprometer a saúde do consumidor pois há indícios de que seja responsável por alterações genéticas e atrofia testicular.

O produto é contra-indicado para hipertensos e portadores de problemas renais. No Brasil, ele é encontrado em vários refrigerantes como a Coca-Cola Light Lemon, a Sprite Zero, Dolly Guaraná Diet, Guaraná Diet, Soda Limonada Diet Antarctica, entre outros.

Se uma criança (de 30 kg) consumir 1 lata de Sprite Zero, já excedeu o seu limite diário de ciclamato. O mesmo ocorre se um homem (70 kg) consumir 2,8 latas de Coca-Cola Light Lemon ou se uma mulher (55 kg) consumir 2 latas de Dolly Guaraná ou Limão Diet.

O Idec afirma que exigirá à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) providências para que seja criada uma regulamentação trazendo uma advertência ao consumidor nos rótulos de cada produto.

Serviço ao consumidor - O site do Idec disponibilizará uma tabela para calcular o consumo máximo diário de edulcorantes. Quem quiser conferir, basta acessar www.idec.org.br.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;