Contexto Paulista Titulo
São Paulo de todos os povos

Por Wilson Marini
21/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


São Paulo é o estado que mais tem recebido trabalhadores estrangeiros nos últimos dez anos, de acordo com levantamento realizado pela agência Investe São Paulo com base em informações do Ministério do Trabalho e Emprego. Só em 2013, foram concedidas 6.092 autorizações no estado, o que equivale a 40% do emitido em todo o país. Considerando-se todos que vieram de 2010 até o primeiro trimestre de 2013, foram 94.526 autorizações – 46% dos 206.526 registrados em todo o Brasil.

Coreanos em Piracicaba

Os números são reflexo do crescente número de empresas estrangeiras que tem vindo para o estado nos últimos anos, especialmente para as regiões situadas num raio a 200 quilômetros da Capital. Investimentos empresariais de grande porte foram feitos nos últimos anos em Sorocaba e Vale do Paraíba. “Veja o caso de Piracicaba. A instalação da fábrica da Hyundai fez com que centenas de sul-coreanos adotassem a cidade como moradia”, exemplifica o presidente da agência, Luciano Almeida. Foram construídos restaurantes, escolas internacionais e diversas outras instalações para atender a colônia de estrangeiros que passou a integrar-se à população local. “Esse fenômeno acontece em diversas cidades do estado”, diz ele.

Colônias

Atualmente, São Paulo concentra as maiores comunidades de italianos, libaneses, espanhóis, japoneses e portugueses do mundo fora de seus países de origem. É também o estado que concentra o maior volume de investimentos estrangeiros diretos anunciados, segundo levantamento do o FDI Markets. Em 2012, 456 investimentos foram identificados, sendo 219 deles, ou seja, 48%, para o Estado de São Paulo. Esses 219 resultariam em um investimento potencial de R$ 1,8 bilhão.

Caçula
Começa a funcionar em fevereiro de 2014 a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a quarta universidade pública do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin em entrevista exclusiva à Rede APJ – Associação Paulista de Jornais. Darão apoio as tradicionais USP, Unicamp e Unesp, o Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta.

Incentivo ecológico

Plantar árvores poderá ser algo lucrativo para as prefeituras. Os municípios que tiverem uma árvore para cada habitante receberão o selo Árvore do Bem, e com ele terão privilégios na captação de recursos federais para os setores de saneamento, infraestrutura, habitação, saúde, educação e transporte. Os privilégios estão previstos no projeto de lei da Câmara que chegou ao Senado Federal esta semana. Agora cabe aos senadores analisarem e votarem a proposta.

Incentivo ecológico (2)

A quantidade de árvores será contada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e deverá ser igual ao número de habitantes contabilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As árvores, preferencialmente nativas, devem estar nas áreas urbanas, como vias, praças e demais logradouros públicos. As plantadas em áreas privadas, nos parques e em unidades de conservação não serão consideradas.

Piscante

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei de autoria do deputado Celso Giglio (PSDB) que prevê que os semáforos em estado de atenção, com a luz amarela piscando, sejam mantidos no período de zero às 8h, quando o fluxo de veículos é consideravelmente menor. A exceção ficaria por conta dos locais em que o fluxo de veículos ou pedestres se mantiver intenso neste horário.

Tráfico de drogas
Cerca de 2,5 milhões de pessoas são retiradas anualmente de seus lares e países para submergir, como vítimas, no tráfico de seres humanos, segundo dados da Organização das Nações Unidas. É como se, ao longo de 12 meses, toda a população do Grande ABC sumisse do mapa. Esse universo criminoso movimenta, ainda de acordo com estimativas da ONU, 32 bilhões de dólares por ano, resultado de atividades ligadas a prostituição, mão de obra escrava e venda de órgãos.

Meio ambiente

Projeto de lei do deputado Reinaldo Alguz (PV) proíbe o lançamento de efluentes que contenham corante, em rios, lagos, represas e demais corpos de água doce do Estado de São Paulo. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e aguarda sanção do governador. Entre 10% e 50% dos corantes são liberados no meio ambiente de forma inadequada pelas indústrias e o problema se agrava porque o tratamento convencional aplicado pelas estações de tratamento de águas é incapaz de remover grande parte desses corantes, os quais, conquentemente, podem ser encontrados na água tratada.

Balonismo

São Carlos vai sediar até dia 27 dois eventos do balonismo – 26º Campeonato Brasileiro e o pré-mundial do esporte. Trinta equipes participam, de cinco países.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;