Política Titulo Eleição
Sem papas na língua,
presidente do PT
critica Lula e Marinho

Prestes a deixar o cargo, Salatiel expõe quebra de regras por parte do prefeito de São Bernardo

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
21/07/2013 | 07:02
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 O presidente do PT de São Bernardo, Wanderley Salatiel, não poupou críticas à articulação do prefeito Luiz Marinho (PT) para atrair o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na festa de filiação do presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira, que sairá candidato a deputado estadual pelo PT.

Já no fim de seu mandato à frente do diretório do PT municipal, Salatiel, em carta direcionada aos filiados da sigla, disparou contra Lula, maior ícone do petismo, e contra Marinho, considerado o braço-direito do ex-chefe da Nação.

 “Se o nosso eterno presidente vier participar do ato de filiação do Luiz Fernando aqui no diretório municipal do PT de São Bernardo, vai ser muito importante para o nosso partido, porque a nossa militância quer ouvi-lo há muito tempo, e essa cobrança tem sido feita de forma constante, pois há muito tempo (desde novembro de 2007) que o presidente não vem ao diretório”, afirmou Salatiel, ressaltando que 5.000 petistas da cidade estiveram em frente à residência do ícone petista, na Avenida Prestes Maia, quando Lula deixou a Presidência da República, em 1º de janeiro de 2011.

O dirigente questionou o ‘atropelamento’ do retorno de Luiz Fernando no petismo – o mandatário do São Bernardo foi vereador pela sigla na cidade de Casa Branca, entre 1989 e 1992. Ele relembrou o caso de Maurício Soares, que foi prefeito pelo PT de 1989 a 1992, saiu do partido, teve mandato à frente do Paço de São Bernardo pelo PSDB e, quando quis voltar, precisou passar pelo crivo da direção da legenda.

“Apesar de o Maurício Soares ser uns dos fundadores do PT, ter uma história rica dentro do PT, foi prefeito pelo PT, foi presidente do PT, a sua filiação foi debatida e analisada. A do Luiz Fernando não será diferente. Caso contrário, estaremos desrespeitando as nossas regras internas”, disparou, sinalizando que a volta de Luiz Fernando terá de passar por crivo da alta cúpula partidária e também dos militantes. “Nada contra o Luiz Fernando. Mas as regras são para tidos”, fez questão de frisar, referindo-se ao cumprimento do estatuto da legenda.

Além de recordar o episódio do regresso de Maurício Soares, Salatiel relembrou que, durante a eleição do ano passado, alguns nomes pediram filiação ao PT com desejo exclusivo de se candidatar a vereador, “sem nenhuma ideologia, desrespeitando normas e o estatuto construídos por mais de 30 anos no PT”.

 

FORÇA

Luiz Fernando terá campanha calcada no governo de Marinho à frente do Paço de São Bernardo. Sua candidatura a deputado estadual decorreu de estremecimento da relação do prefeito são-bernardense com o postulante do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, diretor da entidade. Além de ser estratégica na busca de votos da classe média.

Junto com Luiz Fernando e Barba, o PT de São Bernardo lançará a candidatura de reeleição de Ana do Carmo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;