Internacional Titulo
Dois prefeitos colombianos renunciam após ameaças das Farc
Por Das Agências
02/06/2002 | 15:30
Compartilhar notícia


Dois prefeitos do departamento colombiano de Huila, no Sudoeste do país, renunciaram após receber ameaças de morte por parte de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informaram autoridades locais neste domingo.

O governador de Huila, Juan de Jesús Cárdenas, confirmou aos jornalistas que os prefeitos Libardo Peña Trujillo, da localidade de Gigante, e Rigoberto Sánchez Tamayo, do município de Algeciras, comunicaram-lhe neste sábado que estavam renunciando devido às ameaças e à pressão exercida em seus domínios pelas Farc.

As duas localidades ficam perto de San Vicente del Caguán, epicentro da antiga área de distensão no Sul do país, onde aconteceram os fracassados diálogos de paz entre o governo e as Farc.

As ameaças a prefeitos de diversas regiões da Colômbia aumentaram devido à intensa disputa territorial entre as inimigas Farc e AUC. Além disso, após as eleições presidenciais, as Farc ameaçaram prefeitos de povoados do Sul e Oeste da Colômbia por terem permitido que a votação fosse realizada naqueles locais. O caso mais grave aconteceu em Piamonte, no departamento de Cauca (Sudoeste), onde 40 rebeldes das Farc chegaram no povoado procurando o prefeito Wilson Artunduaga e, ao não encontrá-lo, incendiaram a prefeitura, segundo denúncias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;