Economia Titulo
Brasil poderá 'plantar óleo diesel', diz diretor da Petrobras
Da Agência Brasil
19/05/2006 | 17:12
Compartilhar notícia


A Petrobras anunciou nesta sexta-feira o desenvolvimento de uma nova tecnologia pioneira no mundo para a produção de óleo diesel vegetal, obtido a partir de sementes como a do óleo de soja, da mamona e da palma. O novo óleo será adicional inicialmente em um percentual de 10% ao óleo diesel vegetal, reduzindo a dependência brasileira ao diesel mineral importado em até 250 mil metros cúbicos por dia.

A informação foi dada pelo diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em entrevista coletiva. Segundo Costa, o H-Biodiesel já vem sendo testado na Regap (refinaria Gabriel Passos), em Betim, Minas Gerais e consiste na utilização do óleo vegetal como insumo para a obtenção de óleo diesel – através da hidrogenação de uma mistura dos do óleo vegetal e corrente de petróleo.

Incluído em um pacote de medidas anunciadas ontem em Brasília pelo governo federal com a finalidade de reduzir a dependência brasileira na área energética a partir da crise com a Bolívia, o H-Bio dá ao Brasil, nas palavras do diretor Roberto Costa, condições de "plantar diesel".

Paulo Roberto Costa afirmou, ainda, que o H-Bio não é um combustível que venha a concorrer com o biodiesel, uma vez que eles se complementarão na cadeia logística de distribuição de derivados no país. "Os dois programas (o do biodiesel e o do H-Biodiesel) são complementares, porque possuímos rotas tecnológicas, áreas geográficas e logísticas de distribuição diferentes. O país vai continuar com o programa do biodiesel e a Petrobras está entrando agora no projeto do H-Biodiesel".

O diretor de Abastecimento da Petrobras informou que em uma primeira etapa a empresa pretende, já a partir de 2007, adicionar 10% do óleo vegetal no óleo diesel em três das 11 refinarias da companhia. Além da Regap, também estarão inseridas no projeto a Repar, no Paraná, e a Refap, no Rio Grande do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;