Cultura & Lazer Titulo
Site traz todas as previsoes para o Brasileiro
Por BETO GOMES
Do Diário OnLine
31/08/1999 | 12:27
Compartilhar notícia


Passadas sete rodadas do Campeonato Brasileiro, técnicos e suas respectivas comissoes já começam a fazer as contas de quantos pontos precisarao para garantir a classificaçao ou, no caso dos mais desesperados, para evitar o rebaixamento à Série B.

Este trabalho, no entanto, pode ser poupado com o auxílio de um site na Internet que se dispoe a fazer todas as previsoes e chances de cada clube no campeonato. Organizada pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (Universidade de Sao Paulo), a página é baseada em um modelo de probabilidade e será atualizada a toda rodada, instantaneamente, segundo prometem os criadores.

O site traz várias estatísticas sobre os clubes e a competiçao. Corinthians, Vasco, Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras, Portuguesa, Santos e Coritiba têm menos de 0,01% de chance de serem rebaixados. Na outra ponta da corda está o Botafogo-SP, com possibilidade de 96,16% de cair para a Série B, apesar de ter quatro pontos a mais do que o Botafogo-RJ, o último colocado na tabela.

O instituto mostra também simulaçoes de todos os jogos restantes do Brasileiro, por meio das quais calcula as chances de classificaçao e rebaixamento de cada equipe. Na próxima quarta-feira (01/09), por exemplo, o Corinthians enfrenta o Flamengo em Sao Paulo. De acordo com os cálculos, o clube paulista tem 59% de chance de vencer a partida, 21,3% de perder, e 19,6% de empatar.

E para aqueles que nao têm muita intimidade com matemática e estatíscas, o site explica como as contas sao feitas e os critérios que foram adotados. E a melhor notícia vai para os corintianos. O clube do parque Sao jorge tem, matematicamente, as maiores chances de se classificar para a segunda fase (99,88%) - quase os 100% de aproveitamento que alcançou até agora, em sete partidas. Mas isso se der a lógica, o que nem sempre acontece. Afinal, como diriam os poetas da bola, futebol é uma caixinha de surpresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;