Setecidades Titulo Solução
S.Bernardo volta atrás
e mantém Emeb aberta

Na Vila São Pedro, pais poderão escolher entre escola
próxima de casa e CEU Regina Rocco, na Vila do Tanque

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
06/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de anunciar a transferência de 900 alunos da Emeb Marineida Meneguelli de Lucca, na Vila São Pedro, para o CEU Regina Rocco Casa, na Vila do Tanque, e o fechamento da unidade que atende estudantes do Ensino Fundamental, a Prefeitura de São Bernardo recuou e dará aos pais opção de escolher entre as duas instituições. Em reunião realizada ontem, as famílias puderam optar se desejavam manter os filhos na unidade de ensino próxima de casa ou no complexo educacional recém-construído.

Em matéria publicada na segunda-feira, o Diário mostrou a insatisfação de mães com a mudança dos filhos para escola distante 2,2 quilômetros de suas casas sem a garantia de transporte escolar, o que acarretaria custo extra para as famílias. Foram observados casos de necessidade de abandono de emprego ou até mesmo crianças que não teriam como continuar os estudos.

Segundo uma funcionária da Emeb, que preferiu não se identificar, apenas 250 crianças seriam beneficiadas com o transporte escolar, tendo em vista a falta de vagas na transportadora contratada pela administração. "Foram privilegiados os estudantes que moram mais longe, mas nem todos os que residem há mais de 1,5 quilômetro do CEU seriam contemplados."

Para a avó de aluno de 7 anos da Emeb, a dona de casa Selma de Carvalho, 50 anos, a reunião representou vitória da comunidade. "Eles comunicaram em cima da hora, então fiquei na saída da aula avisando as mães sobre o encontro", destaca. Segundo ela, as famílias deveriam ter sido consultadas desde o início sobre a mudança.

A Prefeitura informou que a transferência dos alunos tem objetivo de garantir espaços mais adequados para o desenvolvimento educacional das crianças. Além de explicar o motivo da readequação, funcionários da Secretaria de Educação reforçaram aos pais o fato de a Emeb Marineida Meneguelli de Lucca ter mais de 30 anos e não oferecer alguns recursos, como quadra esportiva.

Quanto ao transporte, a administração destacou que seria concedido a cada criança que morar a mais de 1,5 quilômetro de distância do CEU, a partir da data da transferência. A secretaria reiterou que a concessão do transporte abrange, com os mesmos critérios, todos os alunos da rede municipal.

Inaugurado em 14 de abril, o CEU oferece 2.800 vagas para o Ensino Fundamental. Os alunos de zero a 6 anos aguardavam vaga em Emebs da Vila Esperança, Vila São Pedro, Jardim Irajá e adjacências. Já os alunos com idade entre 7 e 10 anos seriam transferidos de unidades de ensino do entorno, principalmente da Emeb Marineida Meneghelli de Lucca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;