Setecidades Titulo De graça
Farmácia Popular passa a distribuir remédio para asma

Programa Saúde Não Tem Preço já disponibiliza 11 medicamentos para hipertensão e diabetes

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
05/06/2012 | 06:00
Compartilhar notícia


As Farmácias Populares de todo o País oferecem desde ontem três remédios gratuitos utilizados no tratamento da asma: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.

A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial da União. O programa Saúde Não Tem Preço, do governo federal, já disponibiliza 11 medicamentos para hipertensão e diabetes. Agora, os remédios gratuitos somam 14. O Grande ABC conta hoje com 12 Farmácias Populares em seis cidades: quatro em São Bernardo, duas em Santo André, Diadema e Mauá, uma em Ribeirão Pires e outra em São Caetano.

As unidades privadas conveniadas também aderiram à novidade. A gratuidade deve beneficiar 160 mil pacientes por ano em todo Estado. No Brasil, o número estimado é de 800 mil.

A inclusão dos medicamentos no programa aconteceu porque, após promover a gratuidade da hipertensão e diabetes, o Ministério da Saúde percebeu que a venda dos medicamentos para asma foi a que mais apresentou crescimento nas unidades, chegando a 322% de aumento entre fevereiro de 2011 e abril de 2012. Antes da gratuidade, os remédios eram comercializados com 90% de desconto.

Para retirar os itens é preciso apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de validade. A Farmácia Popular facilita acesso a 112 medicamentos que tratam de doenças comuns, como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica e infecções. Por mês, 14,5 mil pessoas são beneficiadas pelo serviço na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;