Cultura & Lazer Titulo
Melhores do cinema nacional são premiados no Rio de Janeiro
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
17/12/2003 | 19:30
Compartilhar notícia


Foram prestigiados nesta terça à noite, no Rio, os melhores do cinema nacional em 2002 durante a entrega do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O vencedor da noite, segundo critérios da Academia Brasileira de Cinema, foi o já premiadíssimo drama Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, eleito o melhor em seis categorias: longa-metragem de ficção, direção, direção de fotografia (para Cesar Charlote), roteiro adaptado (para Bráulio Mantovani), montagem (para Daniel Rezende) e som. A consagração pelos críticos brasileiros acontece quase que simultaneamente à escolha do filme como o melhor estrangeiro do ano pela Associação dos Críticos de Nova York.

O Oscar brasileiro, como é conhecido, também premiou o maravilhoso drama Madame Satã com cinco estatuetas: ator (Lázaro Ramos), atriz (Marcélia Cartaxo), direção de arte (Marcos Pedroso) e figurino (Rita Murtinho). O longa de Karim Aïnouz tem lugar na Lapa dos anos 30 e mostra a intimidade de João Francisco dos Santos, malandro, artista, presidiário, pai adotivo, negro, pobre e homossexual que ficou conhecido na noite por Madame Satã.

O Invasor, de Beto Brant, levou três: atriz coadjuvante (Mariana Ximenes), ator coadjuvante (Paulo Miklos) e trilha (de Sabotage, Rica Amabis, Tejo e Daniel Ganjaman). Jorge Furtado, autor e diretor de Houve Uma Vez Dois Verões, ficou com o prêmio de roteiro original. Já Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho, levou na categoria documentário, e Fale com Ela, do espanhol Pedro Almodóvar, foi o eleito entre os estrangeiros. Entre os curtas, Morte, de José Roberto Torero, ganhou como melhor ficção; Como se Morre no Cinema, de Luelane Loiola Corrêa, documentário; e Lasanha Assassina, de Alê Machado, animação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;