Setecidades Titulo Time do Sangue
Colsan lança aplicativo para agendar doações

Meta é ampliar o abastecimento diário dos bancos de sangue da região; estoques estão baixos

Por Bianca Barbosa
Especial para o Diário
16/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Para estimular o abastecimento diário dos bancos de sangue da região, a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) lançou ontem o aplicativo Time do Sangue. Além de permitir o agendamento de doações on-line, o programa alerta o usuário sobre a data da próxima coleta. Implementada há um ano em Sorocaba, a ferramenta motivou o aumento do número de doações em 11% na unidade do Interior, além de colaborar também para a baixa do número de desistências.

A ideia do projeto surgiu durante momento complicado na vida da diretora do aplicativo, Juliana Aguiar. Ela passou por complicações pós-cirúrgicas devido à anemia e precisou de transfusão de sangue. “Parei e pensei o que poderia fazer para retribuir essa ajuda que tive. Foi então que começamos a parceria. Não tem preço ver o aplicativo completando 7.000 doações, salvando 16 mil vidas.” 

Segundo o diretor geral técnico da Colsan, Afonso José pereira Cortez, “trata-se de aplicativo extremamente importante para o sistema de Saúde pública”. “A nossa atuação aqui no Grande ABC é exclusivamente para o SUS (Sistema Único de Saúde). Cerca de 40% das coletas da Colsan são feitas no Grande ABC, porém também é uma região que tem grande demanda”, completou.

Para fazer uso da plataforma, basta baixar o aplicativo Time do Sangue, disponível nas versões Android e IOS, cadastrar nome e e-mail, escolher a unidade desejada para realizar a coleta e começar a doar.

ALERTA

Desde fevereiro, os bancos de sangue da região têm enfrentado baixa nos estoques. A gerente regional da Colsan, Solange Rios, destaca que no último mês os hemocentros registraram cerca de 1.000 coletas abaixo da meta. “O estoque continua durando de dez a 12 dias. É preocupante, mas a gente continua no trabalho de formiguinha.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;