Memória Titulo
Estes amigos de Diadema partiram no mesmo dia

Manuel Amaral Junior, o Neco, foi uma das figuras mais emblemáticas da História de Diadema

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Manuel Amaral Junior, o Neco, foi uma das figuras mais emblemáticas da História de Diadema, ligado a várias áreas, do futebol à política partidária. Participou da abertura das primeiras ruas urbanas do Centro da cidade, da fundação do EC Vila Conceição (hoje AA Diadema, com 81 anos de História) e do movimento autonomista. Faria 100 anos hoje.

José Carvalho da Cruz também fez história em Diadema, vivendo no Centro, a partir de 1931, e logo depois mudando para Eldorado.

Neco e Carvalho foram sócios no negócio de lenha, areia e tijolos. Uma amizade de mais de 40 anos, e a morte e sepultamento, na mesma data, no Cemitério Municipal de Diadema.

O historiador local, Walter Adão Carreiro, traça um perfil dos dois homenageados.

MANUEL AMARAL JUNIOR
(São Paulo, Bosque da Saúde, 10-8-1910 - Diadema 8-8-1974)

JOSÉ CARVALHO DA CRUZ
(Serra da Estrekam Girabolhos, Portugal, 29-2-1892 - Diadema 8-8-1974)

Filho de Manoel Amaral e Maria Calvo Amaral, Neco chegou à Vila Conceição em 1926. Trabalhou na Empresa Urbanista Vila Conceição, abrindo as primeiras ruas com enxadas, picaretas, pás e caçambas puxadas por burros. Abriu vários poços em Vila Conceição antes de entrar para o comércio de lenha, ao qual vendia para a fundição Aliberti, e para várias padarias do Jabaquara e Vila Mariana. Foi amante do futebol e de pescarias, autonomista e fundador do Esporte Clube Vila Conceição em 1º de Agosto de 1929.

Neco casou-se com Clara Pott Amaral. Tiveram duas filhas: Odete e Wilma.

José Carvalho da Cruz chegou à Vila Conceição no ano de 1931. Comprou o armazém do Sr. Mário Moreira, vendeu e depois se mudou para Eldorado, onde montou outro armazém. Logo em seguida passou a negociar lenha, areia e tijolos, pois possuía dois caminhões.

Carvalho era casado com Teresa Martins Costa e Constância Costa Pereira e tiveram seis filhos: Antônio, Ramiro, Darly, Amaury (historiador), Tereza e Jaci.

Walter Adão Carreiro

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 10 de agosto de 1980

Destaque - Ancião encontra mãe de 110 anos no Grande ABC. A história envolve uma reportagem do Diário, que no Dia das Mães entrevistou Maria Claudiomira de Miranda. A matéria foi lida pelo filho em Presidente Prudente e o reencontro aconteceu em Santo André: a mãe, com 110 anos, o filho com 72.

Editorial - Prorrogação (de mandatos de prefeitos e vereadores) pode trazer algum consolo

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Há tempo para colocar a casa em ordem.

Mauá - Alto índice de poluição envolve divisas da cidade com São Paulo.

Trabalhadores
Nasceram em 10 de agosto:
1901 - João G. Gonçalves Filho, natural de São José do Rio Pardo. Servente de fabricação da empresa Zaparoli & Serena. Residência: Rua 21 de Abril, 49.

1911 - Abílio Delfino de Carvalho. Foguista da Sociedade de Produtos Químicos e Industriais. Residente no bairro Valparaíso.

1911 - Antonio Colombara. Servente da Rhodia residente à Rua das Monções, 470.
FONTE: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

HOJE
Dia da Enfermeira (em homenagem a Ana Nery, voluntária da Guerra do Paraguai) e Dia Mundial da Solidariedade Cristã.

MUNICÍPIO PAULISTA
Castilho. Fundado em 10 de agosto de 1937. Elevado a município em 1954, quando se separa de Andradina.

Santo André
Biblioteca Nair Lacerda realiza hoje mais um sarau poético no Espaço dos Escritores do Grande ABC. Começa às 15h. Em pauta: folclore e as comemorações do mês. A promoção é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

SANTOS DO DIA
Deusdedit, Filomena, Lourenço (diácono e mártir, na estampa) e Mercês.

EM 10 DE AGOSTO DE...
1970 - Começam cursos gratuitos de Português e Matemática no Grupo Escolar Professora Emília Crem dos Santos, no Parque das Américas, por iniciativa da SAB do Jardim Itapark, em Mauá. Atuam como voluntários Gilberto Gomes Garcia, Benedito Edson Guimarães, Vilma Orta de Lima e Manoel Amaro de Lemos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;