Internacional Titulo
Fanáticos e detratores de Estrada saem às ruas em Manila
Por Do Diário do Grande ABC
20/08/1999 | 15:53
Compartilhar notícia


Centenas de milhares de filipinos foram às ruas nesta sexta-feira, 600.000 para apoiar o presidente Joseph Estrada, e outros 50.000 - liderados pela ex-presidenta Corazón Aquino, 66 anos, e a Igreja Católica - para protestar contra suas intençoes de reformar a Constituiçao.

Este foi o maior protesto contra o presidente filipino desde que assumiu o poder em junho do ano passado.

A polícia fechou o distrito financeiro de Makati ao tráfego ante a afluência em massa para ouvir Aquino e os líderes religiosos que se opoem à intençao de Estrada de reformar a Constituiçao e, com isto, à supressao da liberdade de imprensa, contribuindo para o ressurgimento dos herdeiros do ditador Ferdinand Marcos.

Sob chuva intensa, deputados, empresários, sacerdotes e freiras se concentraram ante a Bolsa das Filipinas para ouvir Aquino dizer que os velhos cupinchas de Marcos sao agora conselheiros de Estrada e estao tentando ``recuperar tudo o que roubaram'.

A ex-presidenta, no entanto, nao acusou diretamente Estrada de fazer algo mau, embora no discurso, interrompido com freqüência por aplausos, advertiu que ``a camarilha de Marcos' conquistou a confiança de Estrada e apóia sua intençao de reformar a Constituiçao.

O prelado da Igreja Católica, Jaime Sin, levantou-se contra a ``corrupçao' da administraçao Estrada e advertiu de que isto levará o país à ruína econômica.

O arcebispo de Manila pretende usar a influência da Igreja para bloquear as mudanças constitucionais propostas por Estrada.

A 5,5 km de Makati, cerca de 600.000 almas, segundo o superintendente de polícia de Manila, Edgardo Aglipay, se concentraram no Rizal Park, para celebrar o 60 aniversário do pastor evangélico Mariano ``Mike' Velardo, conselheiro espiritual de Estrada, atraídos pela comida gratuita distribuída.

O líder do grupo El Shaddai se transformou no maior incentivador dos projetos de reforma.

Estrada, em entrevista à rádio, queixou-se de que os seguidores de Aquino estejam deteriorando a imagem internacional do país ao mostrar ao mundo ``muita desordem'.

O grupo El Shaddai cantou hinos religiosos limitando-se a soltar baloes de gás com os seus pedidos a Deus enviados por escrito. Estrada quer reformar a Constituiçao para eliminar as limitaçoes aos investimentos estrangeiros, vistas pelos detratores como uma parte de seu projeto de reforçar-se no poder.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;