Economia Titulo
Murphy pede apoio a empresários e fala em 'caos'
Por Do Diário OnLine
17/03/2001 | 16:59
Compartilhar notícia


O ministro argentino da Economia, Ricardo López Murphy, reuniu-se na manhã deste sábado com empresários do país para pedir apoio ao rígido pacote emergencial anunciado na sexta para salvar cerca de US$ 8 bilhões dos cofres da nação até 2003. Em seus apelos para conquistar a confiança do empresariado nacional, Murphy falou que a rejeição de suas medidas diante do Congresso resultariam no "caos" da moratória - a suspensão dos pagamentos da dívida externa.

Murphy advertiu que a Argentina "não pode se enganar" pensando que receberia outra blindagem financeira dos órgãos internacionais (o Fundo Monetário Internacional e outras entidades já deram US$ 40 bilhões para ajudar a economia do país). Para se reerguer, ressaltou o ministro, seu pacote tem de ser acatado pelos políticos e pelo povo para evitar que a economia argentina afunde de uma vez.

A semana que se inicia na próxima segunda-feira deve ser complicada, na avaliação de Murphy. Ele disse não saber quais serão as conseqüências do pacote no mercado e avalia que a aceitação dos políticos pode ser influenciada negativamente conforme a reação do povo.

Os empresários, em geral, receberam bem o pacote e aplaudiram diversas vezes o discurso de Murphy. Mesmo admitindo que as medidas têm peso doloroso, os representantes do empresariado argentino que estiveram na Câmara de Comércio de Valores, em Buenos Aires, para ouvir o ministro saíram com a intenção de apoiá-lo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;