Internacional Titulo
Símbolo da realeza britânica, rainha-mae completa 99 anos
Do Diário do Grande ABC
04/08/1999 | 09:48
Compartilhar notícia


A Rainha-Mae completou, esta quarta-feira, 99 anos de vida, reforçando sua posiçao de principal símbolo da família real no coraçao dos britânicos, num momento em que a monarquia se esforça em modernizar sua imagem e reduzir a tradiçao protocolar no país.

A pedido de Elizabeth Bowes-Lyon, muito apegada aos rituais, o aniversário foi celebrado em sua residência de Clarence House, perto do Palácio de Buckingham, segundo um protocolo secular e imutável, que deve ser acompanhado por milhoes de súditos da Coroa.

Os tambores do Primeiro Batalhao dos Guardas Galeses, com seus uniformes vermelhos com botoes dourados e seus barretes felpudos, encabeçaram o desfile cantando um ``Happy birthday to you' acompanhado pelos pífanos da banda.

Em sua primeira apariçao pública da semana, a rainha-mae, vestida de amarelo da cabeça aos pés, cumprimentou os soldados e a multidao de seguidores que se concentravam nos arredores de sua residência desde as primeiras horas da manha, para felicitá-la por seu último aniversário do século.

Desde a Segunda Guerra Mundial, a popularidade de Isabel Bowes-Lyon, esposa do rei George VI, se mantém intacta, apesar de seu apego às tradiçoes e sua recusa em acompanhar as tentativas de modernizaçao da monarquia.

Seduzidos por seu sorriso e seu encanto natural, mas cuidadosamente estudado, os fas da idosa dama fazem vistas grossas aos seus hábitos pouco aristocráticos, como ser chegada a uma garrafa de bebida ou a uma corrida de cavalos.

Muitos preferem ignorar seu caráter intransigente e perdulário. Em março passado, a imprensa anunciou que ela teria acumulado um buraco em sua conta bancária de 4 milhoes de libras, que atribuíram à sua idade avançada.

A tarde, os artilheiros do King's Troop Royal Horse Artillery devem render homanagem à decana da família real com uma salva de 41 tiros de canhao, no gramado do Hyde Park e depois cavalgar até a Clarence House, onde a rainha-mae deve aparecer de novo, desta vez em companhia de sua filha, a rainha Elizabeth e dos outros membros da família real, reunidos para um almoço de aniversário.

Por último, para culminar as homenagens da jornada, serao disparados 62 tiros de canhao da Torre de Londres.

Depois deste dia tao agitado, a rainha-mae partirá para descansar no castelo escocês de Balmoral, a tradicional residência de verao da Coroa, antes de preparar as festividades de seus cem anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;