Economia Titulo Qualificação
Escola Volkswagen Senai na região equipara curso a padrão da Alemanha

Será a primeira empresa do País a oferecer três anos de mecatrônica

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
05/08/2015 | 07:06
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Para acompanhar a evolução tecnológica na área automotiva, que cada vez mais registra o crescimento do uso de componentes eletrônicos nos carros, a fábrica da Volkswagen da Anchieta inicia, em 2016, experiência inédita no País: o Centro de Formação Profissional do Senai dentro de suas instalações passará a contar com mais um ano de qualificação para o curso de técnico em mecatrônica. Em vez de dois anos de aulas, o jovem terá oportunidade de ter três.

O objetivo é equiparar o ensino ao nível do que é oferecido na Alemanha, assinala o gerente executivo da área de academia e gestão de competências corporativas da companhia no Brasil, Raimundo Ramos. Quem fizer os três anos sairá com quatro certificados. Isso porque, ao concluir o primeiro ano na escola, o aluno recebe o diploma de mecânico industrial. No segundo, tem a formação em técnico em mecatrônica e agora ganhará ainda, se fizer o terceiro ano, além do diploma de especialista pós-técnico em mecatrônica do Senai, outro internacional, reconhecido pelo governo alemão – o que foi possível por meio de parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

A primeira turma desse terceiro ano começa em fevereiro, para apenas 20 estudantes – os dez melhores avaliados nos dois primeiros anos do curso e outros dez que tenham feito mecatrônica e que sejam funcionários de empresas fornecedoras que queiram participar do projeto. Entre elas, já está confirmada a participação da indústria de máquinas Grob, de São Bernardo. No caso dos jovens mais bem ranqueados da Volks, ao fazer esse curso, ele já será efetivado, tornando-se empregado na montadora. Ramos acrescenta que, no futuro, o número de vagas pode ser ampliado.

TRADIÇÃO - O Centro de Formação Profissional Volkswagen Senai acaba de completar 42 anos. Nesse período de existência, formou na fábrica Anchieta cerca de 6.400 alunos, muitos dos quais seguiram carreira na empresa. Neste ano, há 121 estudantes matriculados. Enquanto faz curso no local, o jovem é registrado em carteira de trabalho como aprendiz de mecânico geral da Volkswagen. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;