Internacional Titulo
Tailândia: festa solene comemora o 60º aniversário da ascensão do Rei
Da AFP
06/06/2006 | 14:57
Compartilhar notícia


A Tailândia se enfeitou nesta terça-feira com as cores amarelas da monarquia para homenagear seu rei, Bhumibol Adulyadej, de 78 anos, que festeja esta semana o 60º aniversário de sua subida ao trono.

A homenagem ao monarca que está há mais tempo no trono no mundo começou na quinta-feira, mas as principais cerimônias acontecerão nas próximas segunda e terça-feira, que excepcionalmente serão declaradas feriados.

A sexta-feira também será declarada feriado para que os tailandeses possam ver o Rei numa praça do centro de Bangcoc, um acontecimento raríssimo no país.

Entre os convidados para a festa, estão a rainha Sofia da Espanha, o imperador Akihito do Japão, o rei Abdullah II da Jordânia, o monarca Carlos Gustavo da Suécia, o príncipe Albert II de Mônaco e vários emires do Golfo.

Oficialmente, o aniversário é no dia 9 de junho. Nesse dia do ano 1946, o irmão maior de Bhumibol morreu baleado em circunstâncias desconhecidas.

Bhumibol Adulyadej subiu ao trono com 18 anos e viajou imediatamente para a Suíça para terminar seus estudos. Este herdeiro da dinastia Chakri foi coroado oficialmente quatro anos mais tarde, com o nome de Rama IX.

O monarca constitucional é muito reverenciado por seus súditos.

"Ao contrário do primeiro-ministro, sua fotografia está por todas as partes, incluindo casas particulares", afirma um diplomata ocidental.

O povo homenageia seu rei em várias ocasiões. No cinema, por exemplo, antes da projeção de um filme, os espectadores se levantam para honrar o Rei, cujas fotografias se sucedem uma depois da outra na tela, alimentando uma imagem quase divina do monarca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;