Cultura & Lazer Titulo
Facilidade para criar
Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
17/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O romance policial é um dos gêneros mais nobres da literatura, mas também está entre os mais complicados de se trabalhar. A escritora Patricia Franconere não se sentiu intimidada pela pressão no desenvolvimento do livro Por Trás das Sombras (editora Multifoco. Seu trabalho será lançado amanhã, a partir das 20h, na Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171. Tel.: 4992-7218), em Santo André. A entrada é franca.
A primeira incursão nesse tipo de conto veio após a leitura de Conte-me Seus Sonhos, do norte-americano Sidney Sheldon (1917-2007). O autor é considerado mestre no estilo de ficção policial e serviu de motivação para a escritora. "Foi uma maneira de desafiar a mim mesma. Não foi nada planejado", diz. "O texto nasceu como um conto e se estendeu até se tornar um romance", explica Patricia, que mora em Santo André há mais de 20 anos.
O livro mostra a personagem Cássia Azevedo Kovac sendo socorrida após acidente no trânsito. O ocorrido faz com que fatos estranhos comecem a fazer parte de seu cotidiano, assim como uma série de inesperadas intrigas. "O título remete diretamente ao mistério apresentado, mas o leitor tem de ficar ligado."
Por Trás das Sombras foi concebido entre 2001 e 2002 e só agora chega ao público. Detalhe para o fato de que, quando o estava escrevendo, Patricia acabou perdendo as 142 páginas prontas em seu computador. Ela ficou dois meses longe da história até voltar ao teclado. Segundo ela, "acho que consegui lembrar quase tudo do que havia feito". Este é o segundo livro publicado pela autora. O primeiro foi Proteção dos Deuses, conto fantasia de 2008 que tinha como mote a mitologia grega e que acabou lançado de maneira independente.
A facilidade em desenvolver histórias é a principal característica dos projetos no qual se envolve. "Sou a ovelha negra da literatura contemporânea. Não tenho qualquer tipo de formação. É natural escrever e não tenho dificuldade para criar histórias", aponta. Atualmente, conta com cerca de dez livros finalizados guardados em casa, entre romances e contos infantis. Muitas das ideias por trás das histórias são baseadas em fatos que realmente ocorreram na vida de Patricia. Ela diz que é impossível um escritor não colocar algumas experiências próprias em suas obras.
Apesar das dificuldades do ramo da literatura em sua carreira de dez anos, a autora revela que agradar ao leitor é essencial. "O importante é escrever para alguém gostar", afirma Patricia, aguardando o contato com o público amanhã à noite e curiosa para saber como o novo livro será recebido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;