Cultura & Lazer Titulo
Noite de surpresas em Sto.André
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
17/03/2002 | 18:11
Compartilhar notícia


Pode acontecer de tudo na noite de jam session da Atrium Jazz Band, nesta segunda, no Vero Verde, em Santo André, às 22h. Nem o convidado especial, o tecladista João Cristal, maestro e arranjador da Banda Brazuca, sabe o que o espera. “Será surpresa. Estou na expectativa”, diz.

Esse clima bom entre instrumentistas da região tem explicação: encontraram dia e horário para fazer o que gostam, ou seja, improvisar. A Atrium ocupa as noites de segunda-feira no Vero Verde desde novembro e dezembro do ano passado. Oferece música instrumental em um dia considerado vazio na programação da região. A idéia funcionou bem e a banda passou a convidar músicos da região, novos ou veteranos. O resultado da canja foi melhor ainda e a segunda-feira no Vero Verde transformou-se em ponto de encontro da música instrumental. O público que aprecia boa música também tem motivos para se animar.

“Quando a gente ensaia fica uma coisa muito pré-estabelecida. No improviso, experimentamos de tudo. Para mim, o que rolar é uma incógnita”, afirma Cristal. O que rolará, a princípio, é o repertório da Atrium: jazz, bossa nova, samba, baião etc. E dentro dessa ampla faixa de estilos cabe qualquer improviso.

A base da jam será Influência, LSD, Na Sombra das suas Asas, Menina Proibida, Rhytmin Blues e outras composições, todas de integrantes da Atrium. “Tocamos nosso estilo, nossa música, para ter uma marca nossa. Glenn Miller, Count Basie e outros líderes famosos tinham a sua marca. Nossos arranjos são feitos pelos músicos da banda, não pegamos arranjos de ninguém”, diz Lenilson Silva, baterista e coordenador.

A Atrium, sediada em São Caetano, surgiu em 1993 e tem 18 músicos em sua formação, sendo cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes e mais a chamada cozinha rítmica: bateria, baixo, guitarra, teclado e percussão. A direção musical é de Sérgio Oliveira de Moraes, trompetista e maestro. A maioria dos músicos é da região. No próximo mês, a banda entra em estúdio para gravar seu segundo CD, Contraste, que terá mais samba e ritmos brasileiros visando o mercado exterior.

O próximo convidado da Atrium neste mês também é da Brazuca, o baterista Daniel de Paula, o Danielzinho, que estará com a banda no Vero Verde na próxima segunda-feira (dia 25). E por falar em Brazuca, a banda andreense se apresenta no dia 26 deste mês no teatro do Sesc Santo André. Será um show com músicas do CD que leva o nome da banda, lançado em 2000 pelo Fundo de Cultura de Santo André e remasterizado pela gravadora Atração no ano passado. A Brazuca será também uma das sete atrações especiais que o Bourbon Street apresentará este ano que serão gravadas e transmitidas pela DirecTV.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;