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Recalls refletem maturidade na indústria
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
14/01/2008 | 07:01
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Ao contrário do que se pensa, a onda de recalls anunciados nos últimos meses – desde o mês passado foram seis –, está longe de representar problemas estruturais das montadoras. As substituições de peças refletem um sistema sadio de controle de qualidade, já que a empresa consegue detectar possíveis falhas dentro da cadeia produtiva e desenvolver métodos para evitar que elas se repitam.

Quem garante são especialistas em engenharia automotiva, que enxergam o processo como prova de evolução da indústria automotiva nacional.

“O recall é a constatação de que existe preocupação com o consumidor. Até porque o mercado está muito concorrido e o que interessa para a empresa é o cliente cativo, que compra carro sempre da mesma marca por confiar nela”, afirma o engenheiro automobilístico e professor da Universidade Fei, de São Bernardo, Ricardo Bock.

Mas um número muito grande de recalls não poderia significar o contrário? Para Bock, não. Ele ressalta que a quantidade de recalls parece grande porque atualmente há muitas montadoras no País.

“Devemos tomar cuidado com estatísticas. No nível que está o recall não é um problema. É importante frisar que a montadora detecta o defeito em um lote e, por prevenção, chama toda a linha para revisão”, explica.

“ Isso não significa que o defeito está em todos os veículos daquela linha. Por segurança, deve-se levar o automóvel à concessionária para que os técnicos vejam se há necessidade ou não de troca da peça”, completa Bock.

Processo - O engenheiro do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), Alexandre Xavier, concorda com Bock. Ele também diz que o recall nada mais é que parte integrante do processo de controle de qualidade das montadoras.

“Mais do que detectar o defeito e corrigí-lo, o recall é uma ferramenta que permite a descoberta de mecanismos que evitem sua repetição.”



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