Economia Titulo Indústria
Região ganha oito medalhas em competição da indústria

Grande ABC se destaca em provas que testam conhecimentos de educação profissional

Leone Farias
do Diário do Grande ABC
14/10/2013 | 07:07
Compartilhar notícia
Miguel Desner/Prefeitura de Santo André


O Grande ABC se destacou na São Paulo Skills 2013, olimpíada do conhecimento promovida pelo Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Dos 32 concorrentes da região, oito ganharam medalhas, dos quais cinco levaram o ouro, dois ficaram com a prata e um, o bronze, nesta que é a maior competição de educação profissional do País. O evento, realizado entre 25 e 29 de setembro, reuniu mais de 700 estudantes no Pavilhão de Exposições do Anhembi, para a disputa de provas teóricas e práticas em 55 modalidades (entre as quais, tornearia, fresagem, mecânica de usinagem, eletrônica industrial) divididas em 17 áreas tecnológicas.

A competição proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar situações semelhantes ao dia a dia da vida profissional e testa os participantes em conhecimento, habilidade e atitude (por exemplo, a dedicação e organização do posto de trabalho). Durante os dias da olimpíada, eles recebem um projeto para ser interpretado, planejam a execução das tarefas e trabalham para entregar o produto final em prazo máximo de 22 horas.

Os primeiros colocados de cada modalidade vão representar São Paulo na competição nacional em 2014, que será disputada em Belo Horizonte. Um dos que conquistaram medalha de ouro, o aluno do Senai Abrahão Jacob Lafer, de Santo André, Davi Gazito Carmelutti, 18 anos, venceu em eletrônica industrial. “Aprendi muito aqui no ensino técnico. Recebemos orientações aqui de profissionais com larga experiência”, comenta.

Unidades de outras cidades da região também vão mandar representantes a Minas Gerais: de Diadema, Daniel de Oliveira Gomes venceu em caldeiraria; em São Bernardo, Elton dos Santos Vilela ganhou o ouro em marcenaria; e a dupla Michael Alves da Silva e Gustavo Nascimento da Silva ficou em primeiro em mecatrônica. Se vencerem a etapa nacional, todos eles vão representar o Brasil no World Skills em 2015. “Isso dá um currículo ótimo para os alunos, as empresas ganham profissionais com vivência industrial”, afirma o diretor do Senai Jacob Lafer, Jorge Nunes.

Outros participantes do Grande ABC também se saíram bem. Anderson Ferreira de Sousa e Hugo Ferreira da Cruz foram prata em fresagem e marcenaria de estruturas, respectivamente, e Diogo da Silva Albuquerque, que também competiu pela escola de Santo André, ficou com o bronze em mecânica de usinagem. “É algo que vou levar para o resto da vida”, afirma. Na quinta-feira, o prefeito andreense, Carlos Grana, que estudou nesse Senai nos anos 1980, foi até lá e parabenizou os alunos. “Temos muito orgulho pelo talento que é produzido aqui”, destacou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;