Esportes Titulo
Clássico das Multidões
está cheio de atrativos
Anderson Fattori
do Diário do Grande ABC
05/06/2011 | 07:35
Compartilhar notícia


Se não bastasse envolver os clubes com as maiores torcidas do Brasil, o clássico entre Flamengo e Corinthians pelo Brasileirão tem outros atrativos. Pelo lado carioca, o meia Petkovic se despede do futebol e fica em campo por pelo menos 45 minutos. Entre os paulistas, a expectativa é pela possível estreia do atacante Emerson Sheik. A partida está programada para as 16h, no Engenhão (Globo e Bandeirantes).

O técnico Tite vai promover duas mudanças no time que vinha atuando. A primeira é por necessidade. Sem o lateral-direito Alessandro, contundido, o treinador promove a estreia de Weldinho. Na frente, ele sacou Morais para o retorno de Jorge Henrique ao grupo titular, formando trio de ataque com William e Liédson. Assim, Danilo será o homem encarregado de criar as jogadas.

Sem opções no banco de reservas, o treinador antecipou a estreia do atacante Emerson Sheik. Ainda sem o preparo físico ideal, o jogador fica como opção e deve entrar no segundo tempo. "O treinamento do Emerson com bola foi intenso, do jeito que eu gosto, apesar de ter sido por pouco tempo. Ele fez só a primeira parte do trabalho. Não posso dar uma carga inicial mais forte", explicou Tite.

Quem tem motivos de sobra para comemorar é Jorge Henrique. Rotulado como moeda de troca, o jogador recuperou espaço e reaparece entre os titulares. "Conversei com o Jorge (Henrique) e com a direção. Reforcei meu desejo de que ele continue conosco. Mas sei que existem pendências financeiras e nisso eu não me meto", comentou o treinador, referindo-se a renovação de contrato do jogador.

No Flamengo, Petkovic aparece na vaga de Thiago Neves, convocado para a Seleção Brasileira. Na lateral direita, Léo Moura volta ao time após se recuperar de lesão no ligamento colateral medial do joelho direito. Na esquerda, o treinador optou por Egídio, deixando o recém contratado Junior Cesar no banco de reservas.

"O time vai ter de se sacrificar na marcação. Vamos esquecer a festa e jogar pelos três pontos. É um risco. O que não dava era colocar Pet, Léo Moura e o Junior Cesar juntos. Já tenho até as substituições claras na cabeça", analisou Luxemburgo.

 

Engenhão terá casa cheia para despedida de Petkovic

Clássico das Multidões faz justiça ao apelido. Dos 37.092 bilhetes colocados à venda para o confronto entre Flamengo e Corinthians, hoje, às 16h, no Engenhão, cerca de 30 mil foram comercializados de forma antecipada. Ontem, restavam ingressos apenas para os setores Leste e Oeste Inferior, que custam R$ 60 (R$ 30 meia).

A expectativa é que a partida ultrapasse facilmente o recorde estabelecido nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, registrado no confronto entre Bahia e Flamengo. Na ocasião, 32.157 pessoas assistiram ao duelo válido pela segunda rodada.

A grande procura pelo confronto tem explicação. A partida marcará a despedida do meia Petkovic. Após passagens marcantes por Vitória e Vasco da Gama, o sérvio escolheu o Flamengo para encerrar a carreira. Sem jogar há cinco meses, ele deve atuar apenas no primeiro tempo.

Na véspera da despedida, Pet relembrou os bons momentos no rubro-negro. "Sem dúvida o que marcou mais foi o gol do tri. Ali minha carreira cresceu bastante. Passei a ser tratado como ídolo e craque. No Brasileiro de 2009 também foi maravilhoso, mas colocar os pés no Maracanã foi talvez o título mais importante da minha carreira", declarou."Estou suportando bem. Acho que jogo 45 minutos em alto nível", promete.

 

Tite procura a formação ideal do Timão

Pela terceira vez, em três rodadas, o treinador terá de promover mudanças na equipe

O Corinthians entra em campo hoje com a  terceira formação diferente em três partidas do Campeonato Brasileiro. O técnico Tite ainda procura a base ideal para a equipe, após a derrota na final do Campeonato Paulista (para o Santos) e a saída de alguns jogadores importantes.

Sem ainda poder contar com o meia Alex, o atacante e o goleiro Renan, Tite tem feito diversas experiências na equipe, mas ressalta o receio em exagerar nas mudanças que podem prejudicar o elenco.

"Não posso ser o Professor Pardal e ficar mexendo toda hora. O cara entra e não sabe o que fazer. A equipe que mais produzir vai seguir. O atleta que tiver melhor desempenho técnico vou manter em ação", afirmou.

Quem tem surpreendido neste início de competição é o meia Danilo. Desde que foi contratado pelo Timão em 2010, o jogador nunca figurou entre os titulares, sendo sempre mera opção no banco de reservas. Porém, desde a partida contra o Grêmio, quando entrou no segundo tempo e teve boa atuação, foi escalado desde o início frente ao Coritiba, na semana passada e está confirmado para o duelo frente aos cariocas. Por outro lado, Morais, dono da vaga no Paulistão, cede lugar para Jorge Henrique.

"O Morais caiu, o Danilo entrou bem contra o Grêmio e teve uma sequência. O Jorge não estava bem, mas agora vai jogar", ressaltou o comandante alvinegro.

Um dos fatores criticados pelo treinador nas primeiras rodadas é a falta de equilíbrio da equipe. O Corinthians estreou vencendo o Grêmio de virada. Depois, bateu o Coritiba, em Araraquara, sofrendo grande pressão do clube paranaense, que atuava com seus jogadores reservas.

"Eu não gostaria de mudar nem a base quando cheguei. Gostaria de ter só acréscimo de jogador, mas essa não é a realidade. Precisamos ter dois tempos equilibrados", disse Tite.

 

CHURRASCO - A torcida corintiana reuniu ontem cerca de 300 pessoas em frente ao futuro estádio do Timão para comemorar o início das obras. Churrasco, cerveja e vibração por conta de cada trator que chegava no local deram o tom da festa que durou cerca de cinco horas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;