Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Um jatobá para esta professora

A homenagem diferente vem de Ribeirão Pires e a escolhida é a professora Alcina Miranda Eiras, em plena atividade em duas escolas da cidade

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Todos os dias, quando chega à escola, a professora Alcina não consegue atingir à sala onde leciona sem receber abraços carinhosos de seus antigos alunos que lá permanecem. Uma demonstração do afeto e da gratidão daquelas crianças que tiveram o privilégio de terem sido seus alunos.

Esse carisma originou a homenagem da última sexta-feira: o plantio de um jacarandá mimoso no Ribeirão Pires FC, local que a pequena Alcina frequentava com a família quando criança.

A ocasião foi a realização de um piquenique no clube. Surpresa para a professora com a presença da família e dos 27 alunos da sua turma no Colégio Enau.

HISTÓRIA DE VIDA

Pesquisa: professora Flora Neves Cavalini

17-6-1974 – Alcina nasce em São Caetano, filha de Alcindo Regado Fernandes Eiras e Maria José Miranda Eiras.

Infância – Passada em Rudge Ramos.

Ribeirão Pires – A mudança ainda menina. 

1989 – Conclui a antiga 8ª série, no Enau.

1993 – Termina o magistério no Colégio Felício Laurito.

1993 a 1995 – Atua no Núcleo Infantil Primeiros Passos.

1995 – Por concurso público prestado na Prefeitura de Ribeirão Pires, assume turma na Escola Municipal Mathilde Figueiredo David, onde leciona até hoje, 24 anos depois.

1996 – Conhece o futuro marido, Ricardo, nos caminhos de ida e volta para Universidade de Mogi das Cruzes: ele cursando direito; ela, pedagogia.

1999 – Paralelamente, ingressa na Enau – a mesma escola onde havia se formado dez anos antes.

2003 – O casamento.

2006 – O nascimento do filho Diogo.

2019 – A homenagem com uma árvore e uma placa onde aparecem os nomes dos seus atuais 27 anos do Enau, num piquenique, como os de antigamente realizados na ‘Pérola da Serra’.

Diário há 30 anos

Domingo, 15 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7197

Manchete – Vitória reabilita o futebol do Brasil: 1 a 0 frente à Itália, em Bolonha, gol de André Cruz de falta

Grande ABC – Em apenas um ano o colégio eleitoral da região cresceu 8,9% com comparação com o eleitorado de 1988, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Santo André – Realizado o primeiro censo em Paranapiacaba e Corredor Polonês. Resultado sai em duas semanas.

Em 15 de outubro de...

1914 – A I guerra. Manchete do Estadão: combate na região de Dixmunde, Yprês e Dunkerque; os aliados repelem os alemães e tomam Yprês; morte de dois generais franceses no campo de batalha.

1939 – A II Guerra. Manchete do Estadão: foi ontem posto a pique por um submarino alemão o couraçado britânico ‘Royal Oak’, de 29.150 toneladas.

1969 – Fundação Universitária do ABC lança 1.000 exemplares do Catálogo Biomédico do Estado de São Paulo. A publicação foi elaborada sob a supervisão de Diná Aguiar Población, bibliotecária/chefe da Faculdade de Medicina do ABC.

Hoje

- Dia do Professor. Criado pelo decreto 52.682, de 14 de outubro de 1963. Marca a data em que o imperador Pedro I emitiu, em 15 de outubro de 1827, o decreto que legisla sobre o ensino das primeiras letras no Brasil. O decreto mandava criar escolas de primeiras letras em todo o País.

Santos do dia

- Eutímio

- Tecla de Kitzingen




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.