Esportes Titulo Ramalhão
Santo André não tem pressa na escolha de novo técnico

Saída de Sérgio Guedes foi confirmada ontem; Sandro Gaúcho fica por tempo indeterminado no comando

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
28/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Santo André demitiu na tarde de ontem o técnico Sérgio Guedes e busca um substituto. No entanto, a ordem no clube é não ter pressa na escolha. Depois das derrotas para Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras, respectivamente, nas três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, além de divergências com o presidente da Gestão Empresarial, Ronan Maria Pinto, Guedes deixou o Ramalhão - com ele saiu também o preparador físico Rui Palomo.

"Temos uma lista com cinco nomes", comentou o vice-presidente da Gestão Empresarial, Romualdo Magro Júnior. "Mas não temos pressa. Vamos escolher com calma, sem correria, porque não é uma obsessão e não queremos nos precipitar. O Sandro Gaúcho vai comandar o time contra o Corinthians (amanhã) e pode ser que fique até contra o Goiás (domingo)", emendou o dirigente.

O diretor de futebol Juraci Catarino, no entanto, teve discurso contrário em entrevista ao Diário OnLine. "Não temos prazo para anunciar o novo comandante, mas devemos fazer isso o mais breve possível", comentou.

Nomes como Zetti, Galo, Giba e Péricles Chamusca rondam o Bruno Daniel, mas não foram confirmados (nem descartados). "A gente só não gostaria de ir atrás de alguém que esteja empregado", disse Romualdo, que só vetou um nome. "O (Emerson) Leão não tem as características do Santo André."

De acordo com vice-presidente, Sérgio Guedes saiu "amigavelmente". "Ele entendeu a nossa justificativa, que foi o desgaste natural entre o treinador e o grupo. Sentimos que tinha que mudar. Quem sabe um treinador novo não faz o time campeão."

A discordância entre o treinador e o presidente em manter Osny trabalhando separado, porém, também foi tratada como um dos motivos-chave para a rescisão contratual - foi confirmado por Juraci Catarino ao DOL.

Guedes assumiu o Santo André no início do ano, após a saída de Sérgio Soares. Nos sete meses em que esteve à frente do Ramalhão, somou 14 vitórias, nove empates e 12 derrotas, terminando o Campeonato Paulista na sexta colocação (eliminado na semifinal do Interior pela Ponte Preta) e deixando o time na 13ª posição do Brasileirão.

Sérgio Guedes assume algumas divergências

Aparentemente, a demissão de Sérgio Guedes não provocou maiores estragos na cabeça do ex-comandante do Santo André, que se mostrava tranquilo ao falar de um desfecho já esperado, especialmente depois de três derrotas consecutivas. "Este é o ritual na cultura do nosso futebol. Vou embora sem qualquer mágoa. Tenho a consciência de que dei o melhor de mim. Mas não posso negar que houve, sim, algumas divergências entre mim e o presidente (Ronan Maria Pinto, da Gestão Empresarial). Ele queria impor a escalação de um jogador (Osny), mas não concordei. Respondi a ele na hora: então, estou fora. Isso não quer dizer que eu não o considere uma pessoa nota dez. O clube também é dez e ainda será um dos grandes times do País. Os jogadores foram corretos comigo. Dirigi um grupo de homens", elogiou Guedes, ontem à noite, ao rebater as insinuações de que uma das maiores estrelas do elenco teria contribuído para derrubá-lo. "Ele quem? Não acredito nisso. Sempre mantive uma postura leal e a recíproca era muito verdadeira", supõe.

Ao sair do Estádio Bruno Daniel - despedia-se dos atletas - Sérgio Guedes ouviu palavras muito solidárias dos líderes das torcidas organizadas, como Esquerdinha, Ovídio Simpionato e Renato Ramos, que o agradeceram pelo trabalho do treinador tanto no Paulista quanto no Brasileiro (a queda livre ocorreu somente nas últimas rodadas). "São raros os técnicos que param para conversar conosco. O Sérgio (Guedes) é uma das exceções. Infelizmente, essa é a rotina", lamentou Ovídio.

Além do Flamengo, que admite o interesse dos cariocas em contratá-lo, uma pesquisa entre internautas rubro-negros o incluiu na lista dos preferidos para substituir Cuca. À noite, o Sport Recife igualmente o consultou. "Logo estarei empregado. O Santo André me colocou na vitrine", agradeceu.

(Nelson Cilo)

Luís Mário chega para acertar últimos detalhes hoje

O atacante Luís Mário está apenas a poucos detalhes de ser apresentado como novo reforço do Santo André para o Campeonato Brasileiro. Em meio a troca de treinador, o clube tenta arrumar o setor defensivo, que tem deixado a desejar na competição. "Teremos uma reunião com ele amanhã de manhã (hoje) para conversar. Ele já aceitou a proposta salarial, só falta acertar os últimos detalhes", confirmou o vice-presidente da Gestão Empresarial, Romualdo Magro Júnior.

Enquanto isso, os atacantes Osny e Jonathan, que treinavam separadamente por não fazerem parte dos planos do técnico Sérgio Guedes, foram reintegrados ao elenco que desde ontem treina sob o comando de Sandro Gaúcho e se prepara para o confronto de amanhã, contra o Corinthians, em São José do Rio Preto, no Estádio Teixeirão.

Hoje, às 9h, no Aramaçan, a equipe realiza o último treino antes da viagem ao Interior - que será logo depois do almoço. O atacante Nunes é desfalque certo, suspenso pela expulsão contra o Grêmio. Por outro lado, mesmo negociado com o AIK, da Suécia, Antônio Flávio segue à disposição e deve fazer sua despedida com a camisa ramalhina.

"Vou dar o máximo de mim por uma vitória do Santo André. Vou sentir saudades dos jogadores e do clube, que abriu as portas para mim. Mas vou realizar um sonho. Sempre tive vontade de conhecer o mundo e jogar na Europa, o AIK abriu as portas e agora é procurar fazer meu papel por lá", comentou o atacante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;