Economia Titulo Crise
Consumo de energia no País cai 3,3%
26/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O setor elétrico brasileiro começa a sentir os primeiros efeitos da crise mundial. Em novembro, o País deixou de consumir um volume de energia equivalente ao abastecimento de uma região de 2,2 milhões de habitantes, como o Grande ABC. Isso representa queda de 3,3% em relação à carga de energia verificada em outubro, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). No período de 12 meses, no entanto, o consumo acumula uma alta de 3,1%.

Na avaliação do diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, o recuo no consumo pode ser explicado, em parte, pela decisão de algumas empresas de reduzir a produção, como é o caso da indústria automobilística, que deu férias coletivas aos funcionários, e companhias eletrointensivas, como as dos setores de alumínio e mineração.

Ele pondera, no entanto, que existe o fator sazonal. A produção mais pesada, com foco no Natal, ocorre até outubro. Por isso, há uma redução no consumo de eletricidade. Além disso, o horário de verão pegou apenas uma parte do mês de outubro e o mês inteiro de novembro. De qualquer forma, o recuo foi maior que o apurado em igual período do ano passado, quando a queda foi de 1,33%.

Outro termômetro da redução do consumo de energia é a queda nos preços do megawatt/hora negociado no mercado livre (onde as empresas são livres para escolher o fornecedor de eletricidade). Segundo o presidente da comercializadora Comerc, Marcelo Parodi, até alguns meses atrás, as empresas firmavam contratos de R$ 200 o MWh. Hoje, o valor caiu para R$ 130.

Entre seus clientes, Parodi afirma que as maiores quedas no consumo de energia têm sido verificadas nos setores de papel e celulose, cujo recuo foi de 7,87% em outubro comparado com setembro, e eletroeletrônico, de 7,33%, além de veículos e autopeças, de 3,23%. De outro lado, áreas como o comércio varejista e embalagem tiveram altas de 9,37% e 12,44%.

Para o professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Nivalde Castro, a crise foi "ótima" para o setor elétrico do ponto de vista de geração. "Agora podemos fazer um planejamento melhor, gerar menos energia de usinas a óleo diesel e contratar menos energia em leilões." De outro lado, a conta de luz ficará mais cara para o consumidor. Isso porque 20% da energia que abastece o País vem de Itaipu, vendida em dólar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;