Economia Titulo Combustíveis
Uso de gasolina cairá 40%
Por
07/09/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


O consumo brasileiro de gasolina deve cair 40% até 2015, com o avanço dos carros flex e expansão do mercado interno de etanol, que deverá mais que dobrar de tamanho e chegar a 32,1 bilhões de litros. É o que aponta um estudo da RC Consultores sobre o mercado de biocombustíveis no País. Em dois anos, o etanol vai ultrapassar a gasolina na bomba.

"Indiscutivelmente, o grande mercado para o etanol brasileiro nos próximos anos é doméstico", afirma o economista Fábio Silveira, diretor da RC Consultores. Segundo ele, o consumo de gasolina cairá de 18 bilhões de litros no ano passado para 11 bilhões de litros em 2015.

Um dos motivos é a expansão da frota de veículos flex: hoje em torno 3 milhões de carros, será de 18 milhões de veículos no período e vai ultrapassar a frota a gasolina, estimada em 15 milhões de carros até lá.

Na prática, o álcool já avança sobre a gasolina. No primeiro semestre, a soma do consumo de álcool hidratado (o combustível) e do álcool anidro (misturado à proporção de 25% na gasolina) foi de 9,037 bilhões de litros, enquanto o de gasolina A (sem a mistura) foi de 9,038 bilhões de litros, segundo a Agência Nacional do Petróleo. Em fevereiro, a demanda por álcool chegou a ser maior que a da gasolina.

"A tendência é progressiva. O consumo de etanol cresce em todas as regiões do País", aponta Antonio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). "Um exemplo é o Nordeste. Em 2003, para cada litro de gasolina, era vendido 0,08 litro de álcool. Hoje, é 0,30 litro de álcool para cada de gasolina", diz. Na média brasileira, a proporção é dois litros de gasolina vendidos para cada litro de etanol. "O álcool tende a se tornar mais competitivo do que é, quando superarmos alguns gargalos de logística e tributação".

Segundo ele, a implementação de grandes projetos ferroviários e alcooldutos devem amenizar os custos logísticos no médio prazo. Por outro lado, Rodrigues vê como alta a alíquota de ICMS de 25% que incide sobre o etanol na média. Em São Paulo, essa alíquota é de 12%. "De qualquer forma, a tendência de avanço do etanol sobre a gasolina no Brasil é inegável", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;