Turismo Titulo Paraíba
Caminhos do frio em plena Paraíba
Por
31/07/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


O turismo na Paraíba tem destino certo até 20 de agosto. O clima frio e agradável que caracteriza a época no Brejo paraibano convida os turistas a uma programação cultural que percorre seis municípios da região. História, cultura e gastronomia fazem parte do circuito cultural batizado de Caminhos do Frio. Trata-se de um roteiro turístico que está na terceira edição e é resultado da parceria entre o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) da Paraíba, o governo do Estado e prefeituras municipais.

A cada semana, uma das cidades integrantes do roteiro apresenta as suas opções de lazer e cultura. Bananeiras, Serraria, Alagoa Grande, Areia, Alagoa Nova e Pilões já estão com os calendários de atrações culturais prontos. Cada localidade tem sua especialidade, como dança, artes visuais, artes cênicas, literatura, cinema e folclore. O roteiro ainda ressalta as belezas da paisagem local por meio de passeios ecológicos e da rica culinária regional.

Além de ser a melhor opção de um turismo cultural e agradável, o roteiro Caminhos do Frio movimenta a população do Brejo, que se envolve em oficinas e nas apresentações dos grupos artísticos regionais.

"O projeto foi um sucesso nas edições anteriores, contribuindo para colocar em evidência as cidades do interior paraibano a partir dos seus potenciais turísticos. O resultado é a geração das oportunidades de ocupação e renda, além de proporcionar visibilidade às peculiaridades regionais", comenta a gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim.

PÉ NA ESTRADA
Como opções de passeio exigem boas refeições, nada melhor do que conhecer o Brejo partindo de Alagoa Nova, município localizado a 150 quilômetros da capital, João Pessoa. Ali o destaque é a Galinha de Capoeira.

Além da gastronomia, o município serve de palco, durante o inverno, para a dança regional paraibana, com suas cores vibrantes, ritmos contagiantes e músicas animadas. Os grupos de teatro e dança da região se apresentam diariamente.

Também acontecem manifestações populares típicas do Nordeste, como as cirandeiras de Caiana dos Crioulos, encontros de repente, artesanato e produtos da terra acrescidos do tradicional forró pé-de-serra para encerrar as noites em grande estilo.

Em Areia, a programação começa cedo, com caminhadas na trilha ecológica Mata do Pau Ferro, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste.

O município também é conhecido por apresentar engenhos que mantêm vivo o clima e as características do apogeu do açúcar na região. Mais que um atrativo de turismo histórico, os engenhos são atualmente empreendimentos comprometidos em bem receber o turista.

Durante as cinco noites em que o roteiro passa por Areia, o que não falta são atividades para promover a cultura nordestina, incluindo sessões de cinema, bandas de música, exposição no museu regional e peças de teatro. O forró do Clã Brasil, a Orquestra Sinfônica de Campina Grande e o grupo teatral Gameleira fazem parte da festa.

Música e teatro no Brejo

Bananeiras é marcada pela diversidade cultural e pelas belezas naturais que encantam moradores e visitantes. O município se orgulha da Cachoeira do Roncador e da Trilha de Goiamunduba, locais cativos para quem pratica o turismo de aventura.

No roteiro Caminhos do Frio, a cidade ganha um diferencial a mais: a música instrumental. Hoje, a Filarmônica Lira dos Artistas se apresenta no antigo cinema da cidade e abre a programação do município. Na seqüência, os visitantes acompanham grupos regionais. A noite termina na companhia da Bananeiras Big Band, com música instrumental e muito charme.

Grupos importantes da atual cena artística paraibana estarão presentes em Bananeiras, a exemplo do JP Sax, do teatro do Alfenim, com a peça Quebra Quilos e da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Tudo isso acompanhado pela autêntica e saborosa cachaça produzida por engenhos da região.

ALAGOA GRANDE
Entre os dias 4 e 10 de agosto, a cidade de Alagoa Grande será o reduto do teatro e da música paraibana, concedendo prêmios para as melhores apresentações durante o Festival de Arte e Cultura. As opções vão desde as peças A saga de Zacarias e Conte para eu dormir até shows de forró e bailes com bandas locais.

Cavalgadas, trilhas dos engenhos com motos, exposições fotográficas e concurso literário também serão realizados durante os dias de programação.

Pilões encerra roteiro

Para encerrar o Caminhos do Frio deste ano, o município de Pilões exibirá toda a beleza que caracteriza a floricultura local para receber os visitantes da região. A partir das 7h do dia 16 de agosto, será realizada uma visita ao Engenho Olho de Cana.

Para o começo da tarde deste dia está programado o 2º Encontro de Motoqueiros e, em seguida, o concorrido concurso de arranjos florais. A noite está reservada para os artistas da terra e para os shows da Banda Tocaia e Jaqueline Alves e Banda.

Oficinas culturais acompanham a programação turística em todos os municípios que integram a rota. No total, serão promovidas 27 oficinas que abrangem diversas expressões artísticas e aspectos típicos da região. Expressão corporal, interpretação vocal, percussão, fotografia, material reciclado na arte, capoeira, teatro e danças regionais são algumas das opções disponíveis.

AÇÚCAR
Após aproveitar um dia de programação intensa no Caminhos do Frio, o turista pode repousar nos meios de hospedagem do disponíveis no Brejo paraibano, que também apresentam atrativos históricos e arquitetônicos. Pousadas charmosas e engenhos bucólicos estrelam entre as alternativas de acomodação nos municípios da rota.

O clima e as características da época do apogeu do açúcar podem ser vivenciados nas pousadas. Com conforto e boas opções de lazer, as hospedagens do Brejo representam oportunidades de empreendedorismo para os moradores da região e lugares ideais para o visitante continuar imerso na rota cultural proposta no período frio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;