Setecidades Titulo UBS Santa Terezinha
Erro em pedido de exame será apurado
Por Andressa Dantas
Especial para o Diário
01/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Após médico da rede pública requisitar ultrassom de próstata (exame solicitado apenas para homens) a mulher que sofre de artrite, o secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, determinou a apuração do caso.

Além de investigar em quais circunstâncias o médico Michel Alvarez Calvo prescreveu o exame na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Terezinha, o objetivo é apurar a conduta da atendente responsável pelo agendamento de exames. Segundo a paciente Tânia Regina Tomazini, a funcionária teria dito que ela só poderia se submeter ao teste se fosse transexual.

Tânia e o filho, Fernando Tomazini, 32, dizem que o erro expôs ambos a constrangimentos, além de comprometer o tratamento do problema de saúde.

Em nota, Chioro explicou que as atitudes relatadas vão contra a orientação dada pela administração municipal aos trabalhadores da Saúde.

A Prefeitura também garantiu a transferência da paciente da UBS Santa Terezinha, para a do Jardim Leblon, onde Tânia passará a ser atendida pelo Programa Saúde da Família, tendo consulta agendada para a próxima semana.

"Nos ligaram hoje (ontem) para avisar que a consulta já está marcada. Minha mãe está com receio de os médicos não a receberem muito bem após o episódio. Mas estamos confiantes de que tudo dará certo", contou Tomazini.

A paciente está ansiosa para iniciar o tratamento. "O Saúde da Família dá um ótimo suporte ao paciente. Espero ser bem atendida", disse Tânia.

Usuários que tiverem problemas em relação à qualidade do atendimento prestado devem entrar em contato com a Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde), pelo telefone 4128-7729.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;