Política Titulo Deve ser concluída
Transferência dos funcionários da Saned para a Sabesp deve ser concluída em 30 dias

Subsidiária que intermediará a migração foi constituída em Diadema

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
26/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A transferência dos 289 funcionários concursados da Saned (Companhia de Saneamento Básico de Diadema) para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), por meio de empresa subsidiária, deve ser concluída em até um mês. As contas de água já estão sendo auferidas e recebidas pela Sabesp.

Essa é a previsão do ex-diretor-presidente da Saned e atual secretário municipal de Obras, Elbio Camillo Junior, que atuará como liquidante no processo de extinção da Saned e transferência dos serviços para a Sabesp. Ele foi indicado para a função durante assembleia dos funcionários da Saned, realizada na terça-feira.

Segundo ele, já foi registrada em cartório a constituição da EAA (Empresa de Àgua e Esgoto de Diadema), subsidiária integral do processo. “Agora, o processo será encaminhado para a Junta Comercial (do Estado). A partir daí, será feita a escritura de compra e venda (da autarquia), incluindo ativos e passivos”, explicou Elbio.

Através da subsidiária, a estatal assumirá os bens administrativos, acervo técnico e o quadro de funcionários da Saned, necessário para a continuidade da operação de água e esgoto no município. Quando estiver constituída oficialmente, a subsidiária será comprada pela Sabesp, que começará a transferência dos servidores.

A criação da empresa foi aprovada pela Câmara em fevereiro. Na ocasião, foi apresentada emenda para que a migração dos funcionários pela empresa fosse concluída em seis meses.

A transferência dos trabalhadores era um dos principais entraves para a assinatura do contrato entre a Prefeitura e a Sabesp, assinado em março. A expectativa é que os funcionários sejam transferidos gradativamente.

Pelo acordo, a companhia vai sanar integralmente a dívida de R$ 1,1 bilhão de Diadema com o Estado, resultante da quebra unilateral do contrato de fornecimento de àgua e esgoto (que culminou na criação da Saned, em 1993) e da diferença do valor pago por Diadema no metro cúbico de água (que era menor do que o cobrado pela Sabesp), além de honorários advocatícios.

Além disso, a autarquia investirá R$ 254 milhões na cidade em 30 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;