Setecidades Titulo Memória
O penta acompanhado da Paulista

Continuamos em 2002, a primeira Copa do Mundo de futebol no Oriente...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Continuamos em 2002, a primeira Copa do Mundo de futebol no Oriente, com o pentacampeonato brasileiro. José de Souza Martins permanecia ligado ao grupo de fotógrafos amadores do Phora-de-phoco. E novamente o professor saiu às ruas com sua turma para registrar a emoção daqueles momentos.

“Estas são algumas das fotos que fiz, em 2002, de torcedores, na Avenida Paulista. Naquele ano os jogos foram de noite e de madrugada. Não houve telão no Anhangabaú. Alguns desses torcedores eu já havia fotografado em 1998 e voltaria a fotografar, em 2006, as mesmas pessoas”, relembra Martins

Separamos três das muitas fotos que Martins fez em 2002. Mas voltamos com ele muitos anos mais no tempo. À pergunta que fizemos – qual foi a Copa mais antiga que você acompanhou? – José de Souza Martins relembrou a de 1950, conforme o texto que se segue.

Na figurinha, o espanhol Vassoura

Texto: José de Souza Martins

Vaguissimamente, a primeira Copa do Mundo de que me lembro é a de 1950. Minha família havia mudado para São Caetano, de volta da roça, em Guaianases, num sítio da Fazenda Santa Etelvina. Depois de dois anos de ausência, voltávamos ao lugar onde nasci e onde vivia a família de meu pai, já falecido.

Em casa, não tínhamos rádio. Nessa época eu vendia bananas de casa em casa, com um carrinho de mão, e na hora do almoço vendia bananas na porta da Fábrica de Louças Adelina, na esquina da Rua Antonio Prado com a Rua Pernambuco. Nos sábados à tarde, engraxava sapatos na porta do Bar do Piola, na Rua Alagoas, esquina da Rua Pernambuco.

Havia outros engraxates, a molecada da vizinhança. Gastávamos o que ganhávamos nas figurinhas das Balas Futebol. Balas ruins, figurinhas bonitas. Não vi um único jogo, porque não tinha como.

Na verdade, vi a Copa através das figurinhas e do que os outros comentavam. Minha única grande emoção, nessa Copa, foi ter tirado, numa das balas, a figurinha do Vassoura, jogador da seleção espanhola. Era figurinha carimbada, das chamadas difíceis, a única que tirei em minha curta vida de colecionador de figurinhas. Não fiquei com ela: eu a vendi para um adulto, no próprio bar, convencido de que nunca conseguiria encher o álbum.

NOTA – Amanhã, Martins relembra como acompanhou, de São Caetano, as Copas de 1954, 1958 e 1962. E mostra fotos que fez da Copa de 2006.

Em 25 de junho de...

1914 – Força Pública do Estado inicia manobras militares entre São Paulo (bairro da Saúde) e São Bernardo, alcançando Santo André e Curral Pequeno, atual bairro de Diadema, e vales dos Rios Grande e Pinheiros. No total, 3.700 homens, em dois grupos distintos.

1934 – Começa a circular o trem diesel elétrico O Cometa. Iniciativa: São Paulo Railway. A inauguração do novo trem foi em Paranapiacaba com as presenças dos prefeitos de São Bernardo, São Paulo e Santos.

1969 – Instalada uma antena de longo alcance, na Rua Elisa Flaquer, nos fundos da Empresa Funerária Pagano, Centro de Santo André. Objetivo: melhorar o sistema de comunicações entre as viaturas da Delegacia de Polícia.

1974 – Inaugurada, em Diadema, a Gram do Brasil, à Avenida Prestes Maia, 550. Indústria produz equipamentos de refrigeração industrial.

Diário há 30 anos

Domingo, 24 de junho de 1984 – ano 27, nº 5553

Diadema – Prefeitura anuncia a implantação do Serviço Funerário Municipal e do Instituto Médico Legal. O município seguia os exemplos de Santo André e São Bernardo, que já tinham serviços semelhantes. À época, só uma empresa particular detinha a exclusividade de enterros em Diadema.

Festas – Tradições juninas resistem aos modismos.

Futebol – Grêmio Mauaense é campeão da primeira fase do Grupo Carlos Alberto Torres – Terceira Divisão. Ontem, no campo do Cerâmica, goleou Suzano por 6 a 0.

Teologia da Libertação – Última reportagem da série: todas as correntes citam o Evangelho. Frei Sebastião, do Jardim do Mar, declara: “Pela revolução do Evangelho”. E Mário Polesi cita Moisés, “precursor da Teologia da Libertação”.

Arte – Elenice Vieira mostra os artistas do Grande ABC descobertos pela TV e teatro: Eduardo Freire, Alberto de Abreu, Osmar de Pieri, Mario César Camargo, Antonio Petrin, Sonia Guedes, Sérgio Rossetti, Calixto de Inhamuns, Gilberto Moura e a menina Lilian.

Hoje

- Dia do Imigrante

- Dia do lixo no lixo

Santos do dia

- Adalberto

- Guilherme

- Luano

- Lúcia

- Máximo de Turim

- Próspero de Aquitânia.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;