Setecidades Titulo Santo Antônio
Santo Antônio é celebrado com missas, bolos e pães

Paróquias de Santo André, São Bernardo e São Caetano reuniram fiéis do casamenteiro

Por Renata Rocha
Especial para o Diário
14/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A região celebrou o Dia de Santo Antônio, ontem, com missas, bolo e pães benzidos, como manda a tradição. Paróquias de Santo André, São Bernardo e São Caetano tiveram programação intensa em homenagem ao casamenteiro.

A aposentada Ana Maria Reis, 79 anos, é devota há 59 deles, quando resolveu fazer promessa para se casar. “Namorava há três anos e ouvi falar do bolo do santo. Comi, fiz a promessa e, no fim do mesmo ano, estava casada”, disse Ana Maria, e completou: “Todos esses anos fiquei sob a proteção do santo e tive um casamento feliz. Faz um ano que o Manoel se foi.”

As filas nas igrejas para comprar o bolo e benzer o pão estavam grandes. Muitos consideram que o pão traz prosperidade para a família, e o bolo é para quem quer casar.

A comemoração ao santo em São Caetano contou com quatro missas. Houve bênção dos pães, venda do bolo, além de comidas típicas de festa junina. A 39º Festa de Santo Antônio começou no dia 24 de maio e segue até o dia 6 de julho, aos fins de semana.

“Sempre fui devota e tive a vida abençoada. Tenho uma família linda, com saúde, feliz. Todos os anos venho até a paróquia celebrar o dia dele. É um dia em que mesmo com toda dificuldade que tenho para andar, vale a pena sair de casa”, disse a aposentada Nilce Maria Rosseti, 85, que caminha com a ajuda de um andador ortopédico.

Em Santo André, a paróquia de Santo Antônio teve missas a partir das 7h, com celebrações a cada duas horas até as 19h30, além da quermesse das 6h às 22h.

“Nasci no Dia de Santo Antônio. Sou devota desde criança”, disse Cláudia Campos Alves, 44, acompanhada do marido. Eles contam que a padroeira do casal é a Santa Rita de Cássia, mas mesmo assim não deixam de celebrar o santo que consideram protetor.

A paróquia de São Bernardo contou com três missas, às 8h30, às 15h e às 19h30. “Tudo começou como brincadeira. Falava que comeria o bolo de Santo Antônio para arrumar um marido. Passei a seguir o santo faz três anos, namoro há um e hoje comprei um bolo para dividir com o namorado. É cedo, mas quem sabe, né?”, disse a hoteleira Vanessa Pereira, 23. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;