Setecidades Titulo Segurança
Guardas-civis passam
por treino que simula
a realidade de casos

Corporação do município formará 30 multiplicadores no Método de Giraldi

Por Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
26/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Os guardas-civis municipais de Santo André iniciaram ontem treinamento do Método de Giraldi, que os submete a situações de risco que podem encontrar na realidade. “Esse método foi desenvolvido pelo coronel Giraldi e pedimos autorização para reproduzir aqui. Para garantir mais confiança ao guarda-civil, fazemos treinos que usam técnica, tática e o psicológico”, disse o diretor da GCM (Guarda Civil Municipal), Major Edson Lima.

“O método simula ao máximo a realidade. Treinamos para usar o disparo da arma somente quando não houver mais chances de conversar. A arma é em último caso”, disse o guarda-civil Ilaesse Ferreira.

Atualmente, 30 guardas estão fazendo o curso para se tornarem instrutores. “Estamos formando multiplicadores. Eles vão ser os professores e passar os ensinamentos para toda a tropa”, disse Lima.

O treinamento é dividido em três fases. “Na primeira, treinamos tiro com alvo fixo, em papel. Na de hoje (ontem), a segunda, treinamos em pista policial de instrução, com pessoas reais, mas sem tiros. É uma encenação. Já a última parte será com alvos de papel, móveis e tiros”, disse a guarda-civil Vilma Tavares.

Ilaesse, que foi um dos policiais durante o treinamento acompanhado pelo Diário, afirmou que a utilização do método ajuda muito. “No teste, a adrenalina e os batimentos cardíacos sobem. A gente tem que aprender a controlar o emocional. É isso que acontece também na rua, quando precisamos preservar a vida das pessoas.”

O local de treinamentos simula tanto uma casa com porta de entrada, sala e dois quartos, onde pode haver pessoas escondidas, quanto uma viela de favela, onde o guarda precisa correr em busca de suspeitos para averiguação e não pode se perder.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;