Setecidades Titulo Transportes
Bilhete Único é usado
em 280 mil viagens

No primeiro mês de operação em Santo André,
foram emitidos mais de 22 mil cartões eletrônicos

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
12/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


No primeiro mês de operação, cerca de 280 mil integrações tarifárias foram feitas por meio do Bilhete Único Andreense. O número equivale a cerca de 5,4% do total de viagens municipais feitas do dia 10 de junho até quarta-feira. A meta da Prefeitura é chegar a 7% até o fim do ano. O balanço oficial será divulgado hoje pelo prefeito Carlos Grana (PT).

Durante os 30 dias, foram emitidos 22.714 cartões eletrônicos. Desses, 4.621 são da categoria especial, destinados a idosos e portadores de deficiência. O restante é composto por migrações do Urban Pass para o novo sistema, além de novos usuários, que não possuíam nenhum tipo de tíquete. No período, foram feitas aproximadamente 280 mil viagens.

Apesar de o Bilhete Único ter entrado em operação no mês passado, o Urban Pass continuará sendo aceito nas catracas até dezembro. Cerca de 76 mil cartões estão adaptados para a nova tecnologia. Dessa forma, é possível fazer a integração mesmo com o sistema antigo. Isso foi feito para que as migrações sejam feitas gradativamente, sem que haja tumultos nos pontos de troca.

Aproximadamente 3.000 unidades do Urban Pass precisaram ser trocadas em razão de problemas técnicos. Na maioria dos casos, o problema foi ocasionado devido à falta de memória nos cartões com longo tempo de uso. Na primeira semana de funcionamento, usuários chegaram a demorar até quatro horas para conseguir substituir o dispositivo.

O Bilhete Único permite ao passageiro embarcar em até três ônibus municipais pagando apenas uma passagem. Em dias úteis, a integração gratuita deve ser feita em uma hora e meia. Já aos domingos e feriados, a conexão precisa ser realizada em, no máximo, duas horas.

Para usuários comuns, as adesões e trocas são feitas na sede da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), localizada no estacionamento do Grand Plaza Shopping, na Avenida Industrial. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento a passageiros enquadrados na categoria especial é feito no saguão do Teatro Municipal, no Centro. O horário é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

O cadastramento de estudantes deverá ser iniciado a partir do mês que vem, quando será encerrado o período de férias escolares.

Dinheiro é usado por 40% dos usuários

Cerca de 40% das viagens de ônibus municipais ainda são pagas em dinheiro. É justamente esse público que a Prefeitura pretende atrair para aumentar o número de usuários do Bilhete Único Andreense. O total de passageiros transportados mensalmente pelo sistema da cidade gira em torno de 5,2 milhões.

Apesar do alto número, o gerente-geral da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), Luiz Marcondes de Freitas Júnior, classifica como positivo o primeiro mês de operação do sistema. “Ainda estamos em fase de implantação. Essa é uma cultura que ainda está sendo gerada”, avalia.

Marcondes estima aumento no número de usuários após convencimento da população que opta por pagar a viagem com dinheiro em espécie. “Esses passageiros ainda não perceberam o ganho efetivo proporcionado pelo cartão, já que, com ele, é possível utilizar até três ônibus com o preço de apenas uma passagem.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;