Internacional Titulo
Novos confrontos entre palestinos deixam três mortos em Gaza
Da AFP
26/01/2007 | 13:55
Compartilhar notícia


Mais três militantes dos movimentos rivais Hamas e Fatah morreram nesta sexta-feira na Faixa de Gaza, em uma nova escalada da violência entre palestinos após um curto período de calma. Um do Fatah foi assassinado por uma unidade de segurança ligada ao Hamas. Poucas horas antes, uma explosão fez uma vítima fatal entre os membros desta força.

Nabil Al-Jarjir, das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, ligadas ao Fatah do presidente Mahmud Abbas, morreu de madrugada em Jabaliya, norte da Faixa de Gaza.

Um porta-voz do Fatah, Maher Miqdad, acusou a força executiva vinculada ao ministério do Interior, controlado pelo Hamas, de ter "executado" Jarjir depois de um cerco à casa da vítima. Já o Hamas afirmou em um comunicado que Jarjir faleceu em um confronto com membros da força executiva que pretendiam detê-lo.

No texto que chama Jarjir de "lacaio dos golpistas", referência aos líderes do Fatah, o Hamas afirma que ele era "o principal suspeito" da explosão de quinta-feira à noite que matou um integrante da força executiva.

A explosão de uma bomba na passagem de um jipe desta força deixou 12 feridos, incluindo sete pessoas que estavam no veículo. Hossam Mteir, 22 anos, e adolescente não resistiram aos ferimentos e faleceram nesta sexta-feira. O primeiro-ministro palestino, ligado ao Hamas, Ismael Haniyeh, criticou o ataque e considerou "lamentável".

O carro atingido pelos disparos estava equipado com um sistema de som que convocava a população a uma manifestação do Hamas, para celebrar o primeiro aniversário da vitória do movimento nas eleições legislativas palestinas.

Como represália pela morte de Jarjir, militantes do Fatah seqüestraram nove militantes do Hamas. A força executiva respondeu com a detenção de cinco membros do Fatah.

Fatah e Hamas, protagonistas em uma crise política que gerou muitos confrontos, iniciaram na terça-feira uma nova rodada de diálogo para a instalação de um governo de união nacional. Uma reunião programada para esta sexta-feira foi adiada para domingo em virtude dos últimos acontecimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;