Cultura & Lazer Titulo
Nova praga ‘dorme’ para escapar de antivírus
Do Diário OnLine
14/07/2004 | 11:14
Compartilhar notícia


Um novo vírus, conhecido como Atak, usa uma técnica pouco comum para contaminar os computadores: ele "dorme" toda vez que programas antivírus tentam detectar suas atividades.

O vírus foi descoberto na última segunda-feira, mas empresas de segurança afirmam que ele não oferece alto risco. Ainda assim ele deve criar incômodos, pois tem a habilidade de enviar grandes quantidades de spam (mensagens de e-mail não-solicitadas).

Segundo o consultor sênior da Sophos, Graham Cluley, empresa que desenvolve antivírus, os autores de pragas virtuais tentam dificultar ao máximo a identificação dos vírus usando técnicas diferentes. "O Atak procura determinar se está sendo analisado por algum software antivírus", disse Cluley ao site "CNET News.com"

Se o Atak suspeita que seu código está sendo analisado, ele para de executar suas rotinas e se fecha automaticamente.

Apesar de não oferecer alto risco, as empresas que desenvolvem antivírus ainda não conseguiram analisar totalmente a praga e não podem precisar todos os danos que ele pode causar. Ao que parece, ele ataca outros vírus, como o MyDoom, o Bagle e o Netsky.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;