Internacional Titulo
EUA renovam 'alerta' de perigo terrorista
Por Da AFP
11/04/2007 | 00:03
Compartilhar notícia


O Departamento de Estado americano renovou nesta terça-feira seu "alerta mundial" sobre a continuação da ameaça de "ações terroristas e violência" contra norte-americanos e interesses deste país no exterior.

O alerta global, renovado regularmente desde que foi emitido pela primeira vez em dezembro de 1999, mostra que o Departamento de Estado "segue preocupado com a continuação da ameaça de ataques terroristas, manifestações e outras ações violentas contra cidadãos americanos e interesses no exterior".

A informação atual "sugere que a Al Qaeda e suas organizações afiliadas continuam planejando ações terroristas contra interesses americanos em múltiplas regiões, incluindo Europa, Ásia, África e Oriente Médio", destacou o texto. "Estes ataques podem empregar uma grande variedade de táticas, como assassinatos, raptos, seqüestros e explosões de bombas", completou o relatório.

Funcionários norte-americanos qualificaram de rotineira esta atualização do alerta, descartando que esteja relacionada a novas informações de inteligência sobre conspirações pontuais. "Não há novas informações, que eu saiba, que tenha nos levado a renovar isso", disse a porta-voz do Departamento de Estado Leslie Phillips. "Estamos apenas renovando nossa advertência", afirmou.

O alerta anterior foi emitido em outubro e, naquela ocasião, incluiu referências a "eventos em desenvolvimento no Iraque e em outras partes do Oriente Médio (que) resultaram em protestos e violência associada em muitos países". Phillips disse que a nova advertência se dirige, sobretudo, aos viajantes americanos e residentes no exterior pelo potencial perigo de ataques a alvos em solo americano e aos sistemas públicos de transporte em nível mundial.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;