Esportes Titulo
Estrela de Júnior Costa sobe na Itália
Por Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
14/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O goleiro Júnior Costa, 25 anos, comprovou na prática e na teoria que os pratas-da-casa nunca - ou raramente - são valorizados no ambiente de origem. Ao trocar o Santo André pelo futebol italiano, uma das maiores revelações da escolinha (titular absoluto até a semifinal da Copa do Brasil de 2004) deu um enorme salto na carreira.

"Não diria que não tive nenhuma recompensa no clube. Mas acho que faltou um pouco de paciência comigo, sei lá", supõe Júnior Costa, que mantém a habitual diplomacia ao se referir às injustiças contra quem, a dois passos da finalíssima do torneio nacional, perdeu a vaga para o não menos competente Júlio César, que agora reaparece como implacável sombra do atual titular Neneca.

Em 2007, depois de uma rápida passagem que valeu mais como estágio e aprendizado no Varese (da terceira divisão), Da Costa, como a imprensa italiana prefere chamá-lo, descobriu que a rota de um porto seguro estava no Ancona - um dos integrantes da Série B, que um dia já participou da elite.

"Aprendi fluentemente a língua e pude superar a fase de adaptação aos costumes e à cultura de lá", explica.

A próxima etapa de um surpreendente voo poderia ocorrer na temporada 2009/2010. Afinal, havia o interesse de alguns times intermediários da Série A. No entanto, o Ancona encarou a concorrência dos rivais e conseguiu mantê-lo. "Meu empresário (Oscar Damiani) analisava diversas propostas, mas optamos pela melhor opção profissional do momento. Meu desafio é saltar ainda mais", conta Júnior Costa, que conclui hoje as férias no Rudge Ramos e amanhã retorna à Europa.

A estrela de Júnior Costa não para de subir no futebol europeu. Não é para menos. Que o digam as impecáveis atuações do goleiro. Recentemente, a Associação Clubes Uniti Biancorossi o elegeu o terceiro mais importante personagem do Ancona entre as equipes que atuam na região de Marche.

Em primeiro, o artilheiro Mastro Núncio e, em segundo, o capitão Rizzato. "Acredito que evoluí nos fundamentos, especialmente ao sair de frente para me antecipar aos atacantes. Como explicar isso? É uma técnica em que você fecha o ângulo nas divididas e sente mais facilidade ao praticar as defesas", relata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;