Esportes Titulo
S.Caetano é prata no Mundial de damas
Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
26/04/2002 | 00:02
Compartilhar notícia


O jogador de damas Francisco Marcelo Araújo Oliveira, de São Caetano, conquistou nesta quinta – em Kiev, na Ucrânia – o vice-campeonato mundial juvenil no estilo rápido, em que cada competidor tem 15 minutos para concluir sua jogada. Ele não perdeu nenhuma partida e foi superado apenas pelo ucraniano Yuri Anikeev, tricampeão do torneio.

“Tínhamos certeza de que o Marcelo se sairia muito bem neste tipo de competição, pois ele é especialista em jogo rápido”, afirmou Lélio Marcos Sarcedo, treinador do atleta brasileiro e presidente da Federação Paulista de Jogo de Damas. “O Anikeev realmente é muito forte, uma das maiores revelações de todos os tempos. Nosso objetivo era o de pelo menos sair daqui com uma medalha de prata e valeu todo o esforço e os meses de treinamento”.

O próximo desafio do damista brasileiro é o Mundial do sistema blitz, que começa nesta sexta. Neste tipo de disputa, cada competidor tem apenas cinco minutos para jogar toda a partida.

Oliveira tem 17 anos e é natural de Fortaleza, no Ceará. Ele começou a jogar damas há apenas dois anos e já é bicampeão brasileiro de sua categoria. Além disso, é apontado como a maior revelação do esporte em todos os tempos no país.

Na fase de preparação para o Mundial, ele treinava em média seis horas por dia e tinha como base um calhamaço de publicações russas – principalmente a revista Dambreta – e ucranianas com gráficos e descrições das jogadas dos maiores nomes do esporte em todo o mundo.

Antes do Mundial, Oliveira disputou o Campeonato Pan-Americano adulto, em Granada, e terminou na terceira colocação. No Caribe, ele disputou partidas simultâneas com os 20 principais jogadores de Curaçau. “Eu venci 18 e empatei com apenas dois”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;